GERAL

Ciclo vai debater arborização urbana na região de Maringá

O 1º Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana vai reunir em Maringá, nos dias 29 e 30 de maio, os principais especialistas da região para discutir o Plano Diretor de Arborização a ser adotado pelos municípios da Amusep. A abertura da programação será no dia 29, às 19h30, no Auditório do Bloco 6 do Cesumar, com pronunciamentos do prefeito de Maringá, Silvio Barros; de Sarandi, Cido Spada, presidente da Amusep; e do secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, Diniz Afonso.

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, faz palestra de abertura sobre 'Legislação Ambiental – Atribuições dos Municípios no Manejo e Condução da Arborização Urbana”. O evento prossegue no dia 30, no Cesumar, com três minicursos com início às 8h30.

Serão oferecidas três palestras simultâneas, das 8h30 às 10 horas, com a arquiteta e paisagista Fernanda Beatriz Maróstica, do Cesumar, sobre 'Paisagismo Aplicado à Área Urbana'; com o engenheiro florestal André Furlaneto, sobre 'Plano Diretor de Arborização'; e com o engenheiro agrônomo Arney Eduardo Ecker e o engenheiro florestal Ciro Braga Farhat, sobre 'Produção de Espécies Arbóreas para uso em Arborização Urbana'.

A partir das 10h30 será promovido um debate sobre a situação atual da arborização urbana nos municípios da Amusep. A palestra da tarde será com o diretor do Centro de Ciências Agrárias da UEM, Bruno Luiz Domingos De Angelis, sobre 'Práticas e Diretrizes de Áreas Verdes (Arborização Urbana) no Perímetro Urbano'.

Na seqüência será realizada uma mesa redonda com a participação do promotor do Meio Ambiente de Maringá, Manoel Ilecir Heckert; o professor Bruno De Angelis; o chefe regional do IAP, Paulino Heitor Mexia e a bióloga Lídia Maróstica, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, Arney Eduardo Ecker, coordenador geral do evento, explica que mesmo os municípios de fora da Amusep podem participar, já que a adoção de um Plano Diretor de Arborização é uma exigência para todas as cidades. “Maringá já tem seu plano aprovado pela COMDEMA e tramitando na Câmara de vereadores, e pode dar subsídios para os demais municípios”, afirma.

Serviço

1º Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana

29 maio – 19h30

30 de maio - 8 horas

Auditório Dona Etelvina – Bloco 6 - Cesumar

Coordenador geral – Arney Eduardo Ecker - fone 3221-1452

PMM