CIDADE

4 mil carnês do IPTU foram entregues no primeiro dia

No primeiro dia de entrega dos carnês do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano – de 2005, no Ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, foram atendidos cerca de 4 mil contribuintes.

4 mil carnês do IPTU foram entregues no primeiro dia

A Secretaria de Fazenda avaliou como positiva a distribuição e já providenciou algumas mudanças para melhorar o atendimento ao público, como a colocação de cadeiras e água gelada. O local também oferece amplo estacionamento.

O IPTU pode ser retirado até o dia 24 às 19 horas, quando termina o prazo do contribuinte que escolheu parcelar o imposto ou pagar à vista, com 15% de desconto. O atendimento no Ginásio Valdir Pinheiro vai funcionar de segunda à segunda, das 9 às 19 horas. A expectativa da equipe da Secretaria de Fazenda é entregar todos os carnês no prazo, por isso, irão trabalhar inclusive nos finais de semana.

MOVIMENTO
O contribuinte que escolheu o primeiro dia para pegar seu carnê esperou na fila, em média, cerca de 30 minutos para ser atendido. Durante o dia, observando o movimento, foram colocados mais guiches de atendimento preferêncial para aposentados, gestantes e pessoas com criança de colo. O objetivo da secretaria é agilizar ao máximo o atendimento e não deixar o contribuinte esperando além do necessário. Para dar mais segurança aos contribuintes que estão com veículos, a Secretaria de Transportes deslocou um agente de Trânsito para o local, orientando a entrada dos veóculos pela Avenida Colombo.

POPULAÇÃO
A maioria dos contribuintes que esteve ontem na Vila Olímpica se mostrou compreensiva pelo fato de ter que se deslocar até lá para retirar o carnê do IPTU, em função do atraso na impressão feita numa gráfica no interior de São Paulo, contratada pela administração anterior.

A costureira, Aparecida Pereira Mazzione, moradora do Jardim Novo Oásis, disse que o tempo de espera não incomodou. “Até que foi mais rápido do que eu esperava”, brincou.

O motorista Ademir Sarri saiu satisfeito com atendimento. “Nós temos que entender os motivos que levaram a atual administração a distribuir os carnês desta forma”.
O aposentado José Jorge, de 81anos, morador do Jardim Alvorada, deu o exemplo e foi um dos primeiros a retirar o carnê. “Temos que fazer a nossa parte quando é preciso”, explicou.

ORIENTAÇÃO
A Secretaria da Fazenda continua orientado os contribuintes para que, preferencialmente, levem o carnê do IPTU do ano passado ou uma conta de água. Os contribuintes que possuem terrenos vazios vão receber os carnês pelos Correios, no endereço indicado pelo proprietário.

Já os moradores dos distritos de Iguatemi, Floriano e São Domingos deverão procurar os carnês do IPTU nas sub-prefeituras, instaladas no próprio distrito, sem necessidade de se deslocar até Maringá.

DESCONTOS
No próximo dia 24 será o primeiro vencimento para o pagamento parcelado em 12 vezes e, na mesma data, também termina o prazo para o contribuinte que optar pelo pagamento à vista, com 15% de desconto.

Aqueles que perderem o prazo de pagamento à vista, ainda terão uma segunda chance de quitar de uma só vez o imposto. A data para quitação com 10% de desconto vence no dia 21 de fevereiro.

 

PMM