GERAL

Missa lembra vítimas da AIDS em Maringá

A Secretaria da Saúde e a Coordenação Municipal DST/AIDS convida a comunidade para a Missa da Vigília pelos Mortos da Aids em Maringá, a ser celebrada às 19h30 deste domingo (18), na Catedral Nossa Senhora da Glória.

A vigília é um movimento mundial que começou em 1983, sensibilizando e mobilizando a sociedade para a realidade da AIDS.

Fazendo memória aos mortos em conseqüência do HIV, busca suscitar solidariedade com os atingidos pela epidemia e despertar toda a sociedade para a prevenção.

O tema deste ano “Indicando caminhos para um mundo sem AIDS” leva à reflexão de quais os passos que podem ser dados para reduzir o impacto da epidemia. Especialmente porque a AIDS não pode ser tratada somente como doença física por ter implicâncias sociais.

Quem vive com HIV tem direito a medicamentos, prevenção, cuidados e acima de tudo inclusão social.

A coordenadora Municipal do Programa DSTs-AIDS, Marta Evelyn Storti, revela que a missa da vigília é promovida pelas ONGs que atuam na prevenção e atendimento aos portadores do vírus.

Porém em Maringá a Secretaria da Saúde e Coordenação Municipal DST/AIDS optaram em promover a celebração.

Marta lembra que a AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as defesas do organismo e faz com que a pessoa “pegue” outras doenças com mais facilidade.

O vírus provoca sofrimento, angústia e muitas mortes.

Conforme informação do Serviço de Assistência Especializado em HIV/AIDS - SAE, desde o inicio da epidemia 371 pessoas foram a óbito no município.

Atualmente 2.050 pessoas estão diagnosticadas no Serviço de Assistência e 740 recebem tratamento.

Apenas este ano já surgiram mais 38 casos, ou seja, aproximadamente 2 casos por semana.

“A AIDS causa muito sofrimento ao paciente e à família, por isso é importante estar sempre alertando sobre a prevenção”, reforça Marta.

Ela fala também da importância do teste anti-HIV oferecido sem custo e de forma anônima pela Saúde Pública.

A celebração tem apoio da Policlínica Zona Sul e Grupo jovens Deus é Amor.
PMM