ESPORTE

Prefeitura e Sesc lançam Dia do Desafio em Maringá

A Prefeitura de Maringá e o Sesc realizaram nesta terça-feira (13), o lançamento do Dia do Desafio.

Para lançar a edição deste ano na Cidade Canção, foi realizado um café da manhã, nas dependências do Serviço Social do Comércio – SESC, localizado na avenida Lauro Eduardo Werneck, 531.

A iniciativa do Dia do Desafio em Maringá é do SESC, com apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria dos Esportes e Lazer.

Participaram do lançamento o prefeito Silvio Barros, diretor do Sesc, Antonio Vieira, secretários municipais e representantes de diversos segmentos que estiveram no local para aderirem o Dia Mundial da Atividade Física.

Neste ano, a adversária de Maringá na competição será a cidade mexicana de Tabasco, com cerca de 560 mil habitantes.

Está é a sexta vez consecutiva que a cidade de Maringá participa do Dia do Desafio.

Essa competição é realizada anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Neste ano a competição será no dia 28 e propõe que as pessoas, de todas as idades, interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem durante 15 minutos consecutivos, qualquer atividade física.

Os coordenadores do evento no município esperam contar novamente com a participação da população, assim como no ano passado em que Maringá venceu as cidades de San Miguelito (Panamá) e Oruro (Bolívia).

Em Maringá as atividades serão organizadas pelo SESC e Prefeitura através das secretarias municipais, escolas particulares, indústrias, academias, entre outros órgãos que ocuparão todos os espaços esportivos da cidade e das escolas das redes pública e privada de ensino.

Em todo o mundo haverá cidades praticando esta idéia.

Em 2007, o Dia do Desafio envolveu 275 países, 3.195 cidades e aproximadamente 55 milhões de participantes.

Para o prefeito Silvio Barros nossa participação está sendo muito bem sucedida.

“Esperamos mais uma vez ser vitoriosos nesse dia.

A cada ano estamos conseguindo mobilizar um número maior de pessoas para participar do Dia Do Desafio.

Esse ano com certeza vamos conseguir mais uma vez, pois os maringaenses vem mostrando muita dedicação quando o assunto é a prática esportiva”, destacou o prefeito.

As atividades começam às zero hora do dia 28 e prosseguem até às 21 horas do dia 28. Além da população participar das ações desenvolvidas em suas comunidades, também serão realizadas atividades esportivas que serão monitoradas por profissionais da área que vão organizar atividades de recreação a cada 15 minutos.

Segundo o diretor do Sesc, Antonio Vieira, esse projeto tem uma característica interessante, está crescendo cada vez mais e vem somar na nossa qualidade de vida.

O projeto tem o objetivo de cuidar do nosso corpo e fazer com que mais cidades participem dessa ação.

“ Isso mostra o trabalho que estamos realizando.

Queremos que esse dia seja um incentivo para que a população possa praticar atividade física todos os dias do ano”, comentou.

No Paraná serão 16 cidades participantes, onde o Sesc Maringá estará dando suporte para municípios da região que são: Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Florida, Iguaraçu, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Munhoz de Melo, Ourizona, Santa Fé, Sarandi e Maringá.

A competição é realizada entre cidades do mesmo porte e o município que participar com o maior número de habitantes será o vencedor.

Os participantes podem fazer as atividades em grupo ou individualmente e devem ligar para a central do Dia do Desafio no Sesc, pelo 0800-6436670 e informar o nome da atividade que praticou e o horário.

Para os organizadores do evento, o intuito do Dia do Desafio é fazer com que as pessoas pratiquem qualquer atividade física, exercitando a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

A meta para este ano é mobilizar cerca de 45% da população maringaense.

Os organizadores da competição sugerem algumas atividades para serem desenvolvidas no Dia do Desafio, como: ginástica, musculação, alongamento, ciclismo, caminhadas, corrida, danças, expressão corporal, futebol, handebol, voleibol, judô, skate, cama elástica e cabo de guerra.

Também podem ser realizados serviços domésticos, atividades rurais e comunitárias, como limpeza de bens públicos – praças, igrejas, ruas, entre outras.

Informações no Serviço Social do Comércio – SESC, pelo telefone 3262-3232, com Marcos ou na Secretaria dos Esportes e Lazer, pelo telefone 3901-1800 com Maria da Penha.
PMM