GERAL

Prefeitura cria Secretaria estratégica para dar suporte ao Codem

A Prefeitura de Maringá criou a Secretaria Extraordinária para Assuntos Estratégicos. A nova pasta foi instituída por meio de decreto e já está em funcionamento desde o dia 17 de abril.

A decisão da atual administração visa à possibilidade de o município manter a colaboração financeira e o suporte técnico ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).

Até então, a Prefeitura firmava convênios com o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), que assessorava tecnicamente o Codem.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Maringá, Ulisses Maia, explicou que a criação da Secretaria foi uma alternativa encontrada para manter o apoio financeiro ao Conselho.

“Trouxemos o Codem para dentro da Prefeitura. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná entendeu que a forma de repasse (financeiro ao IDR, por meio de convênio) não poderia mais ser feita do mesmo jeito. Agora, ao invés de trabalhar e receber via IDR, vão ser funcionários da Prefeitura mesmo”, afirmou Maia.

De acordo com o decreto que criou a Secretaria e, que só tornou-se público com a divulgação, esta semana, do órgão oficial do município, as competências da pasta serão de coordenar e dar apoio aos trabalhos do Codem; acompanhar a execução dos projetos do conselho; desenvolver atividades com o objetivo de obter apoio logístico, institucional e ou financeiro para o desenvolvimento de projetos; e integrar as ações entre os diversos órgãos da administração municipal para otimizar as atividades da Secretaria.

Os gastos da nova pasta serão controlados pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turimo, que vai utilizar os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“Foi a forma encontrada para manter o Codem, que foi instituído por lei municipal e que reúne todos os setores e organizações da sociedade civil”, justificou o chefe de gabinete.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o Codem sofrer uma maior influência da administração municipal, já que o suporte técnico passa a ser governamental, Maia afirmou que isto depende do compromisso do prefeito.

“O perfil do prefeito Silvio Barros (PP) é de respeitar a autonomia e a independência do Codem, sem que haja interferência política”, afirmou Maia.

“Tanto que a equipe (de funcionários públicos) nomeada pelo prefeito foi inteiramente indicada pelo Codem, que encaminhou por escrito a relação das pessoas.”

Além de João Celso Sordi, que já participou da atual administração como coordenador de Desenvolvimento Econômico, e que agora vai ser o secretário Extraordinário para Assuntos Estratégicos, a nova pasta vai contar com outros cinco funcionários ocupantes de cargos em comissão.

Por enquanto, a sede do Codem permanece na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

“O importante é que o Codem precisa ter um suporte técnico para organizar os projetos e aí é que entra a equipe nomeada pela Prefeitura. É uma forma legal e transparente de manter um trabalho que é referência”.

ACIM