ECONOMIA

Ação do Procon foi positiva para consumidores e comerciantes

O diretor do Procon maringaense, Ulisses Maia, avalia como positiva a iniciativa colocada em prática na última sexta-feira, quando acompanhou uma equipe de fiscais do órgão para orientar consumidores e comerciantes a respeito das megaliquidações realizadas no comércio da cidade no primeiro

sábado depois das festas de final de ano.

"Nosso objetivo foi orientar tanto os compradores quanto os lojistas sobre os direitos do consumidor. Cada um tinha que saber exatamente o que estava comprando ou vendendo", disse, acrescentando que o número de reclamações de clientes foi praticamente zero na segunda-feira.

"Esse trabalho educativo e preventivo será incrementado daqui para a frente para evitar que o Procon tente encontrar uma resolução apenas depois do surgimento do problema", afirma.

MATERIAL ESCOLAR

O trabalho do Procon deverá abranger também os fornecedores de produtos, que serão informados sobre seus deveres e obrigações. "Se a orientação for feita antecipada e adequadamente, estaremos evitando transtornos,aborrecimentos e prejuízos para as partes", complementa Maia.

Apesar da ausência de reclamações em relação aos negócios realizados nas vendas especiais de sábado, o diretor esclarece que os consumidores têm 30 dias para reclamar de eventuais defeitos em bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis.

Qualquer dúvida ou esclarecimento pode ser obtido pessoalmente na sede do Procon - à Rua Santos Dumont, 2.502, no horário das 12h às 18h, ou pelo telefone 151.

Nesta semana o Procon já deu início ao trabalho de orientação sobre compra de materiais escolares. "Nossa finalidade é oferecer condições para que o maringaense possa comprar o que precisa, pagando o menor preço", conclui o diretor do Procon.
PMM