GERAL

Últimos dias para acertar o título na Justiça Eleitoral

Termina na quarta-feira, 7 de maio, o prazo para os eleitores regularizarem os títulos cancelados. Este também é o último dia para aqueles que completam 18 anos em 2008 providenciarem a inscrição obrigatória na Justiça Eleitoral. A data também é válida para quem pretende transferir a residência eleitoral, na intenção de participar das eleições municipais 2008 no novo endereço.

"A principal implicação para quem perder este prazo é não poder votar este ano. E a cada eleição que se deixa de votar por causa do título cancelado é cobrada uma multa de R$ 3,51", afirmou a supervisora do Fórum Eleitoral de Maringá, Elaine Berbete.

Além disso, quem estiver com o título cancelado não pode assumir cargos públicos e nem consegue a emissão da certidão de quitação eleitoral - um documento necessário para fazer o passaporte - e do o CPF . "A pessoa pode até prestar concursos públicos mas, mesmo que seja aprovada, não vai poder assumir."

A supervisora lembrou que quem pretende apenas transferir a residência eleitoral não sofre prejuízos. "Estes podem justificar o voto ao longo do ano. O problema mesmo é para quem está com o título cancelado, pois a regularização só volta a ser feita no mês de dezembro", disse.

De hoje até quarta-feira, Elaine avaliou que o Fórum Eleitoral de Maringá - que também atende os eleitores de Floresta, Doutor Camargo, Paiçandu e Ivatuba - vai atender cerca de 1.500 eleitores. "Estamos preparados para atender cerca de 300 pessoas por dia, o que é o dobro da média normal", apontou supervisora.

"Mas sempre acabamos atendendo um número maior de eleitores. Todos que tirarem a senha até às 16 horas serão atendidos." Ela lembrou que os eleitores que necessitam emitir segunda via do título não precisam comparecer até o dia 7 de maio.

PMM