GERAL

Órgão é o primeiro do estado em colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

As ações inseridas no programa de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho da Agência do Trabalhador têm trazido resultados excelentes para os que procuram a Agência e para a cidade. O órgão foi apontado como o primeiro no Paraná em encaminhamentos de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho no mês de março.

De acordo com dados da Secretaria de Estado doTrabalho, Emprego e Promoção Social a agência de Maringá encaminhou 35 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, número que a colocou em primeiro lugar no ranking do Paraná. Atrás de Maringá estão Curitiba, com 25 colocações e Cascavel, com 22.

Para a coordenadora do programa, Ana Carmem Dias, essa colocação é resultado dos trabalhos realizados pela Agência. “Um dos compromissos da Agência do Trabalhador é criar condições para promover a autonomia, inclusão social e participação efetiva do deficiente na sociedade. Nosso programa motiva o portador de deficiência a se qualificar profissionalmente, voltar à escolaridade e realiza treinamentos oferecendo as condições necessárias para o retorno ao mercado de trabalho. Além disso incluímos o cadastro em nosso banco de dados, fazemos triagem dos interessados com as vagas oferecidas e entramos em contanto com as empresas”, diz Ana Carmem.

Com atendimento especial para portadores de deficiência intelectual, auditiva, visual e física, o órgão inseriu em 2007, 278 cadastrados no mercado de trabalho. Este ano – janeiro a abril – 117 pessoas já estão empregadas através da Agência.

Para se cadastrar no banco de dados da Agência do Trabalhador, a pessoa com deficiência deve procurar a coordenadora do programa, Ana Carmem Dias, das 8 às 17 horas, na rua Joubert de Carvalho, 675, portando carteira de trabalho, carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física – CPF e Título de Eleitor.

Palestra

Dando continuidade ao programa de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a Agência vai oferecer no próximo dia 9, sexta-feira, às 14 horas, uma palestra voltada para pessoas com deficiências cadastradas no órgão e as que têm interesse em trabalhar. Durante a palestra serão abordados temas de motição e empreendedorismo, como comportamento em entrevistas de trabalho e postura ética e profissional. A palestra será ministrada por Ana Carmem Dias que é pós-graduada em didática e metodologia do ensino e em Educação Especial.

Para Pauta:

Falar com a coordenadora do programa de inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, Ana Carmem Dias, na Agência do Trabalhador, pelo telefone 3269-6958

PMM