CIDADE

Comércio maringaense abre no dia 10 de maio

O comércio de Maringá estará aberto no feriado do dia 10 de maio. Como conseqüência do aniversário da cidade cair em um sábado, na véspera do Dia das Mães, as lojas de rua ficarão abertas até as 18 horas e os shoppings até as 22 horas. Os supermercados também funcionarão.

A decisão foi tomada no ano passado, em uma convenção coletiva entre o Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá e Região (Sincomar).

Na convenção, ficou previsto que quando o feriado cair entre a terça-feira e o sábado que antecede o Dia das Mães, o feriado no comércio será transferido para a segunda-feira posterior.

Conforme decisão, o comércio não abre na segunda-feira, dia 12.

Embalada pelo fechamento do comércio, a Prefeitura de Maringá decretou ponto facultativo para o dia 12. Com a medida, os órgãos públicos municipais, como creches, escolas e postos de saúde, estarão fechados.

As comemorações do aniversário, como o desfile no centro e a abertura dos portões da Expoingá também foram transferidos para o dia 12.

O ponto facultativo de segunda-feira deverá criar um dia atípico na cidade. Nessa data, o Sindicato dos Bancários de Maringá confirmou que as 41 agências bancárias da cidade funcionarão normalmente, das 11 às 16 horas.

O Centro Universitário de Maringá (Cesumar), maior universidade particular da região, confirmou que haverá aulas normalmente na segunda-feira. A cooperativa Cocamar também prevê que o expediente será normal para os cerca de mil funcionários na unidade de Maringá.

O Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares também informa que esses estabelecimentos, inclusive os que estão instalados nos shoppings, poderão funcionar normalmente na segunda-feira.

O Fórum e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), até esta terça-feira, ainda não sabiam informar como será o expediente no dia do ponto facultativo.

ACIM