GERAL

Vereadora quer mudar aniversário da cidade

A vereadora Marly Martin (DEM) deve colocar em votação na sessão ordinária de hoje um projeto de lei para fixar como feriado municipal em comemoração ao aniversário de Maringá todas as segundas segundas- feiras do mês de maio.

A idéia é definir em lei uma data para evitar as mudanças de “última hora” que ocorrem quase todos os anos.

“Muitos setores, como o bancário, têm dificuldade para fazer o seu planejamento, pois a decisão sobre o feriado é sempre tomada próxima a data. Definindo o dia, todos podem se planejar melhor”, explica a vereadora.

Segundo ela, este projeto já está tramitando há cerca de um ano. “Como a câmara terá de votar a alteração neste ano vou colocar este projeto para apreciação dos demais vereadores nesta quinta ou na próxima terça- feira.” O projeto tem amplo apoio popular. Segundo Marly, em uma pesquisa feita com cerca de 900 pessoas, 91% dos entrevistados aprovaram esta fixação de data.

“Além disso, o projeto conta o apoio formal da Sociedade Rural de Maringá, Sincomar, Sindicato dos Bancários, Coordenação Sindical, entre outros”, avalia.

O pedido para a mudança da data é feito pela Associação Comercial à prefeitura quando o dia 10 coincide com um dia útil para o comércio, portanto, pico de vendas para o dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio.

No ano passado, ocorreu a mudança, pois o dia 10 foi uma sexta-feira. Nesta ano, será um sábado, dia em que o comércio quer manter as lojas abertas até as 18 horas.

COMÉRCIO A Convenção Coletiva 2007/2008 assinada entre o Sivamar (Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região) e o Sincomar (Sindicato dos Comerciários de Maringá) prevê a abertura normal do comércio no dia 10 de maio, data do aniversário de Maringá, que neste ano cairá num sábado.

O acordo foi firmado para não comprometer as vendas do Dia das Mães - que este ano será em 11 de maio - considerado a segunda melhor data para o comércio, depois do Natal.

Para compensar as horas trabalhadas no feriado do sábado, as lojas do comércio varejista fecharão as portas na segunda-feira posterior, dia 12, num sistema de compensação também estabelecido na convenção coletiva para ser adotado sempre que o feriado do aniversário da cidade cair de terça-feira a sábado.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, as escolas e creches municipais também não funcionarão no dia 12, pois será decretado ponto facultativo nas repartições municipais.

Apenas os atendimentos de emergência – como Hospital Municipal – estarão funcionando nesta data.

O sindicato dos bancos ainda não divulgou se haverá expediente bancário no dia 12 de maio.
ACIM