EMPREGO

Maringá é 22ª cidade do País que mais criou empregos no 1º trimestre de 2008

Maringá aparece na 22ª colocação no ranking das 50 cidades brasileiras que mais criaram empregos com carteira assinada (saldo entre contratações e demissões) no primeiro trimestre de 2008.

No período, 3.818 postos de trabalho foram gerados por empresas da cidade, segundo dados dos Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Conforme o Caged, Maringá é a cidade do interior do Paraná que criou o maior número de postos de trabalho nos primeiros três meses do ano.

Curitiba, Maringá e Londrina são as únicas localidades do Estado que estão no ranking. A capital paranaense, com resultado de 10.657 empregos gerados, é a quarta colocada na lista. Londrina aparece na 31ª posição, com 2.967 postos de trabalho.

No ranking, Maringá está em melhor situação que cidades como Blumenau (SC), Guarulhos (SP), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Osasco (SP).

O Caged aponta para a criação de 554.440 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2008 no Brasil, um recorde histórico. A série de dados teve início em 1992.

Os números do Ministério do Trabalho levam em conta os municípios com mais de 10 mil habitantes em São Paulo e 30 mil nos demais Estados. As 50 cidades que mais geraram vagas foram responsáveis por 53,44% dos empregos criados no período, totalizando 296.340 vagas.

Março

Março fechou o primeiro trimestre do ano com índices históricos na geração de empregos. Foram criadas 206.556 novas vagas com carteira assinada, representando uma alta de 0,70% em relação ao estoque de fevereiro e o melhor desempenho nos últimos 17 anos em termos absolutos e relativos.

Estado

O Paraná foi o terceiro Estado com melhor desempenho na geração de empregos em março, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

No total, o Estado apresentou um saldo positivo de 25.085 postos de trabalho, com alta de 1,27% sobre a média de toda a Região Sul (+ 0,90%).

Queda

Oito dos 26 Estados tiveram saldo negativo na criação de empregos no primeiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo período no ano passado. As quedas foram registradas no Amapá, Acre, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

ACIM