DENGUE

Educadores participam de treinamento para combate à dengue

Educadores da rede municipal de ensino iniciaram nesta terça-feira (15) um treinamento de qualificação para o combate à dengue, abordando desde a presença do mosquito Aedes aegypti em todas as regiões da cidade e dos distritos, as formas de evitar os focos e a produção de repelentes naturais. No total 91 orientadores e educadores das escolas e centros de educação infantil do município participam das palestras e oficinas.

Até a próxima sexta-feira (18), um curso vai ensinar a produção de sabonetes, velas e um chá de citronela, utilizados como repelente de insetos, em especial o mosquito da dengue. A citronela é uma planta aromática conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronela.

O chá com as folhas da planta pode ser usado para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, móveis e paredes, afastando os mosquitos. A vela de citronela também afasta insetos, assim como o sabonete usado como repelente natural. Cultivar a citronela em casa também pode funcionar como repelente. Mas para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Depois do treinamento os educadores vão orientar os professores, alunos e a comunidade sobre o combate à dengue e a produção de repelentes a base de citronela. A intenção é reforçar o trabalho das equipes da Vigilância Ambiental e da Secretaria da Saúde especialmente nas áreas onde existe maior registro de focos do mosquito.

PMM