GERAL

Maringá é beneficiada em programa do MEC

Maringá é um dos municípios que será beneficiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que através do Pograma Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar de Educação Infantil – Pró-Infância vai investir na construção e reformas de creches aliando a estrutura física com a necessidade pedagógica.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação que avaliou os projetos dos municípios inscritos e aprovou apenas os projetos compatíveis com o que prevê o governo federal. A Secretaria da Educação de Maringá enviou cinco projetos para construção de creches. Desses, três foram aprovados estando na fase de empenho de ordem de serviço. As creches vão beneficiar moradores dos Jardins Paulista, Quebec e Licce.

De acordo com o secretário da Educação, Manoel Gomes, os projetos enviados ao Ministério da Educação foram aceitos por cumprirem o que determina o programa. “Todos os projetos que enviamos são para construção de centros infantis. Dos cinco projetos, três já estão garantidos. Os outros dois certamente também estarão dentro do Pró-Infância, que é um excelente projeto e vai auxiliar bastante os municípios”.

Nesta sexta-feira (11) representantes de 64 municípios da região que tiveram os projetos aprovados participam de uma capacitação realizada por profissionais do MEC. A capacitação, direcionada para profissionais da área de pedagogia e de obra, deve contar com mais de 190 participantes.

Pró-Infância

O programa Pró-Infância é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC – que através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE vai auxiliar os municípios que tiveram os projetos aprovados a construir, reformar ou adquirir equipamentos para creches ou pré-escolas.

As creches construídas ou reformadas com auxílio do Programa devem ser adequadas para o acesso e uso de portadores de necessidades especiais, com rotas sinalizadas acessíveis ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldário, bibliotecas, salas de leitura e informática, recreio coberto, refeitório e secretaria).

PMM