GERAL

Hospital Psiquiátrico inaugura ala para adolescentes

O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin e o secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais da Saúde e Antônio Carlos Pupulin, chefe da 15ª Regional de Saúde, participam hoje, sexta-feira (4), às 17 horas, da inauguração da Unidade de Adolescentes Senador Lucídio Portella, do Hospital Psiquiátrico de Maringá. Lucídio Portella foi autor do substitutivo da Lei de proteção aos portadores de transtornos mentais.

A unidade terá 12 leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e será referência para pacientes masculinos não infratores nesta faixa etária na região. O encaminhamento será feito pelo Hospital Municipal.

A equipe multidisciplinar do médico Mário Myazato, diretor técnico do hospital, professor de psiquiatria da Universidade Estadual de Maringá,vice-presidente da Sociedade Maringaense de Psquiatria, desenvolveu o projeto terapêutico, específico para a faixa etária a ser atendida.

A unidade é uma ação pioneira do Hospital Psiquiátrico de Maringá, que é a única instituição de saúde do Paraná a oferecer residência médica em psiquiatria em parceria com a UEM. O hospital forma ainda 600 estagiários por ano na área paramédica em parceria com faculdades de Maringá e da região.

A implantação das unidades para adolescente nos hospitais psiquiátricos do estado conveniados ao SUS foi uma ampla negociação da Diretoria de Psiquiatria da Federação dos Hospital do Paraná e demais órgãos envolvidos com a saúde pública. A inauguração será às 17 horas no Hospital Psiquiátrico, na Zona 5.

PMM