GERAL

Inscrições Abertas : 5° Festival De Cinema De Maringá 2008

Estão abertas as inscrições da 5ª edição do Festival de Cinema de Maringá 2008, no estado do Paraná. Esta edição estará comemorando os "100 anos da colonização do Japão no Brasil", tendo ações temáticas à cultura japonesa. O festival ampliou este ano as categorias de Mostra Competitiva em 35mm – para Longas e Curtas-Metragens, além de incluir a Mostra Curta Digital. A organização manteve as premiações com recursos financeiros - para todas as categorias, incluindo as novas.

Não há restrição quanto ao ano de produção do filme para as Mostras Competitivas e a votação para as nove categorias (melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor som direto, melhor fotografia, melhor montagem, melhor cenografia, melhor figurino e melhor música) é estritamente popular, cabendo ao espectador, por meio de cédulas de votação, indicar as suas preferências, em urnas lacradas e auditadas por empresa externa. Cabe à Comissão de Pré-Seleção, apenas a indicação dos filmes que comporão as grades das Mostras Competitivas em 35mm e Digital.

Além das atividades das Mostras Competitivas, o festival realizará Oficinas de Cinema em Roteiro, Animação, Montagem & Edição e Produção de Filmes (com a produção de curtas durante as oficinas); V Seminário de Cinema, um panorama do audiovisual no Brasil; Mostra Temática Japonesa; Mostra Grandes Vencedores das quatro edições anteriores; Exposição de Cartazes de filmes; debates; encontros; e homenagens a grandes nomes do cenário audiovisual e cultura do Brasil.

Desta forma, o Festival de Cinema de Maringá procura dar continuidade a formação de novas platéias, fomento do audiovisual no interior do país, estímulo à produção local de cinema digital e película, bem como inserir as referências culturais nacionais junto à comunidade local.

Inscreva-se e participe. Acesse o site do festival: www.festcinemaringa.com.br

Email: festcinemaringa@gmail.com – contato@festcinemaringa.com.br

A 5ª edição do festival de Cinema de Maringá 2008 tem o patrocínio cultural da Viapar (pela quarta edição consecutiva) e da Petrobrás (foi um dos festivais recém selecionados pelo edital do Programa Petrobrás de Cultura 2007/2008 – PPC). Participam também como co-patrocinadores as empresas Romagnole, Dudony e Supermercados Cidade Canção. Apoios Institucionais: ACIM – MRCV&B, AVEC – SIAPAR, IMIN 100, Cinemateca de Curitiba, MIS/PR, NRE/PR. Apoios Culturais: Ministério da Cultura, Hotel Cidade Verde, Sol Propaganda, Midiograf, Unidas Rent a Car, Acema, Hotel Príncipe, O Diário do Norte do Paraná, Rádio CBN Maringá, Rádio Maringá FM, RPC – TV Cultura, TV Clipping, Monteweb Internet, Nilson Rabello, Wnet Internet , Flamma Comunicação, Outbraz Outdoor. Apoios Regionais: Prefeitura Municipal de Paranavaí, Prefeitura Municipal de Mandaguari, Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, Prefeitura Municipal de Campo Mourão, Prefeitura Municipal de Ubiratã e Prefeitura Municipal de Santa Helena.