GERAL

Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

Funcionários dos Correios de Maringá entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (1º). Cerca de 60 carteiros que trabalham na cidade cruzaram os braços. “Acreditamos que até o final da tarde teremos a adesão de um número muito maior de trabalhadores à greve”, disse Osmar Silva, diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR).

De acordo com Silva, os 60 carteiros que aderiram o movimento grevista até o momento representam 85% do total de trabalhadores que exercem a função em Maringá. Da regional de Maringá, o diretor informou que funcionários dos Correios de Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte e Goioerê também cruzaram os braços.

O movimento é nacional e foi decidido em assembléias na noite de segunda-feira. A greve atinge Curitiba e outras cidades do Estado. Os trabalhadores reivindicam o adicional de risco para os carteiros e a distribuição linear da participação nos lucros.

Segundo informações do Sintcom-PR, um termo de compromisso assinado entre o governo e a categoria em novembro de 2007 previa pagamento de 30% do salário-base dos carteiros como adicional de risco e que o benefício foi cortado da folha de pagamento de março.

ACIM