SAÚDE

Maringá convoca para o Dia Mundial de Atividade Física

Crianças, adultos e idosos estão “convocados” a participarem da programação do Dia Mundial de Atividade Física, promovida pelas secretarias de Saúde e dos Esportes e Lazer de Maringá. A data é comemorada em 6 de abril, mas as atividades já estão em andamento e chegam à comunidade em geral na próxima quinta-feira (3 de abril). Desde o início de março alunos da 4ª série de 35 escolas municipais vem realizando um concurso de frases sobre o tema.

As três frases mais criativas vão receber prêmios e todas as classificadas serão expostas na cerca ao redor do Parque do Ingá. O slogan proposto este ano pelo Ministério da Saúde, que coordena as atividades da data em todo país, é: “Entre para o time onde o meio ambiente e a atividade física jogam juntos”. A idéia é mostrar a importância da prevenção à saúde tanto na prática de atividades saudáveis como na preservação ambiental.

A maior preocupação é mesmo com a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população adulta e infantil. A programação deste ano pretende sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção através da atividade física, como forma de controle das doenças não transmissíveis. Dados do Ministério da Saúde mostram que vêm crescendo de forma assustadora em todo país casos de doenças evitáveis como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

As atividades em Maringá serão desenvolvidas nos Centros Esportivos, Escolas Municipais, UEM, Centro Social Urbano e ATI Parque do Ingá. A primeira atividade pública será nesta quinta-feira (3), em todos os centros urbanos, voltada a adultos e crianças. O abertura será às 8 horas, com café da manhã, seguido de ginástica e caminhada. Nos centros esportivos do Jardim Alvorada e Zona 5 haverá apresentação do Grupo de Teatro “Los Muchos”. A estimativa é atrair pelo menos 1,3 mil pessoas neste dia.

Na sexta-feira (4), os alunos que participaram do concurso de frases vão praticar ginástica no Centro Social Urbano, onde será feita também a premiação do concurso. Nesta atividade são esperadas pelo menos 1 mil estudantes. No sábado (4), a partir das 8 horas, a ação será um campeonato de corrida, saltos e arremessos, na pista de atletismo da UEM. Através da parceria com a Associação Maringaense de Atletismo, Federação Paranaense de Atletismo e Departamento de Educação Física da UEM os organizadores pretendem reunir 500 crianças de até 13 anos.

No domingo (6), será realizado o Festival de Natação, para todas as idades e em todos os centros esportivos a partir das 9 horas. São esperados pelo menos 1,5 mil participantes. Ainda no domingo serão realizadas as ações marcando também o Dia Mundial da Saúde com atividades físicas e recreativas, aferição da pressão arterial, medidas antropométricas e orientação de saúde. A programação começa às 8 horas na ATI do Parque do Ingá e será aberta a toda população.

A programação do Dia Mundial de Atividade Física é organizada pela Prefeitura, Unimed, Sesc, UEM e Maringá FM, com participação das secretarias da Saúde, de Esportes e Uniandrade.

PMM