CIDADE

Guarda Municipal começa a operar com novos equipamentos em Maringá

O prefeito Silvio Barros instituiu a Guarda Municipal no ano passado através do decreto de lei nº 1234/2007. Durante um período de cerca de 6 meses, vigilantes que compunham a Gerência de Defesa Social realizaram testes físicos, exames e cursos para se especializarem em segurança pública e atender à nova criação da administração municipal. Com a chegada dos equipamentos necessários ao trabalho de defesa do patrimônio público, foi realizada nesta segunda-feira (31), solenidade dando início às operações da Guarda Municipal.

O evento ocorreu na sede da guarda, localizada na avenida Laguna, em frente à avenida Paissandu (ao lado do Portão II do Parque do Ingá e reuniu autoridades municipais.

Dos 276 vigilantes municipais que participaram da seleção para patrulheiros, 26 concluíram todas as etapas do curso, que teve duração de 200 horas em que foram abordados conhecimentos de legislação, direitos e deveres na área de segurança, treinamento físico e psicológico.

A Guarda Municipal vai atuar principalmente na proteção do patrimônio público. Além disso será um suporte para as polícias Civil e Militar, que poderão contar com o apoio dos patrulheiros durante algumas ocorrências. A princípio a corporação terá 26 homens, mas esse número será acrescido de mais 30 patrulheiros, selecionados mediante concurso público, incluindo a participação de mulheres.

O prefeito Silvio Barros, agradeceu a todos os parceiros que ajudaram na implantação da Guarda Municipal. “Estamos proporcionando à comunidade maringaense segurança, firmeza e delicadeza que o assunto merece. Quando foi sugerida a criação de uma Secretaria de Segurança, entendemos que ainda não era o momento. Estamos fazendo somente a nossa parte, fazendo de Maringá uma cidade segura e agradável de se viver. Embora seja de responsabilidade do estado, nós também vamos fazer nossa parte. E isso é pago pela qualidade de vida que temos”, disse o prefeito.

Silvio Barros ainda destacou que tudo isso foi possível graças ao recurso do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros – Furebom, que garantiu aos patrulheiros uniforme completo, algema, colete balístico, além de 10 motocicletas e 3 veículos equipados para defender o patrimônio público e a segurança das famílias maringaenses. “Se hoje nossa cidade não está pichada, nossos prédios não estão depredados é graças a população de nossa cidade”, destacou.

Além do prefeito Silvio Barros participaram da solenidade a primeira-dama, Bernadete Matos Barros, patrulheiros, o delegado chefe da 9ª SDP, Antônio Brandão Neto, o comandante do 4º BPM, tenente Adilson Castilho Casitas, o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, coronel Jurandir André, os vereadores Dorival Dias, secretários municipais, entre outras autoridades.

De acordo com o gerente da Defesa Social, Paulo Mantovani, esse é um grande momento para Maringá. “Sem o apoio efetivo da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Conselho de Segurança, Tiro de Guerra, há cada um da área de segurança que ajudou na efetivação da Guarda Municipal de Maringá, este projeto não seria realidade. Que essa nova equipe possa fazer um excelente trabalho auxiliando as policias estaduais e federais. Hoje estou entregando ao prefeito e toda a comunidade de Maringá a Guarda Municipal, que irá auxiliar a comunidade maringaense na questão de segurança. Agradeço aos vereadores que aprovaram essa lei, e também ao vereador Dorival Dias, que foi autor da lei”, falou.

Defesa Social

Segundo o presidente do Conselho de Segurança, Everaldo Moreno, “o conselho levou a idéia ao prefeito de criar a defesa social e para nossa felicidade o prefeito veio a somar criando a gerência de Defesa Social, que por sinal está sendo muito produtiva para nossa sociedade, para que tenhamos mais segurança e também para a tranqüilidade de nossos filhos. Por isso peço ao pelotão da Guarda Municipal que cada ação dos senhores seja pensada no sentido de repassar segurança aos nosso filhos, que possam crescer com saúde e tranqüilidade”, comentou.

O patrulheiro Vilmo da Silva espera auxiliar a comunidade. “Sou vigilante municipal há 17 anos, mas após um treinamento exaustivo, recebi meu diploma de formatura para integrar a Guarda Municipal. É com orgulho que usarei essa farda e defenderei a segurança da minha cidade e dos habitantes”.

O vereador Dorival Dias também discursou durante a solenidade. “Estamos entregando ao município mais segurança para a cidade de Maringá, precisou passar algumas administrações para ter um prefeito que tivesse a coragem de assumir a segurança da população de nossa cidade. Agradeço em nome de todos os vereadores, esse empenho, coragem e determinação do prefeito Silvio Barros, em criar a Guarda Municipal. Hoje o servidor público poder ter orgulho em usar esta farda”, concluiu o vereador Dorival Dias.

PMM