CIDADE

Maringá terá centro de apoio especializado para famílias em situação de risco

Para orientar e apoiar de forma especializada, indivíduos e famílias com direitos violados, será implantado em Maringá, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. A instituição será inaugurada hoje, segunda-feira (31), na avenida Bento Munhoz da Rocha, 351 – zona 07, às 14 horas.

A finalidade deste programa que integra o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é oferecer acompanhamento psicossocial individualizado para crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco e adolescentes que cometerem atos infracionais.

A unidade deverá organizar atividades e desenvolver procedimentos e metodologias que contribuam para a efetividade da ação protetiva da família. Também oferecerá orientação jurídico-social nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos.

De acordo com a secretária da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Sandra Franchini, “neste momento de implantação, o CREAS dará prioridade de atendimento às situações de violação de direitos de crianças, adolescentes e idosos, tendo como foco de ação a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua capacidade de proteção.”

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome determina que o CREAS preste atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias nas seguintes situações:

- crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual;

- crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual, negligência);

- famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que - apresentem dificuldades no cumprimento das condicionalidades;

- crianças e adolescentes em situação de mendicância;
- crianças e adolescentes que estejam sob “medida de proteção” ou “medida pertinente aos pais ou responsáveis”;

- crianças e adolescentes sob medida protetiva de abrigo, em famílias acolhedoras e reintegradas ao convívio familiar;

- adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade;

-adolescentes e jovens após cumprimento de medida sócio-educativa privativa de liberdade, quando necessário suporte à reinserção sócio-familiar.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS,

centralizará as ações realizadas pelos serviços: Centro de Referência da Criança e do Adolescente – CRCA; Centro de Referência Socioeducativo – CRSE; Programa Religado e Serviço de Atendimento de Denúncias do Idoso.

Serviço: Informações pelos telefones 3901-1132 e 3901-1133

Telefones para denúncia:

0800-6435115 - denúncia criança e adolescente

0800-410001 - denúncia idoso (estadual)

0800-6431108 - denúncia idoso (municipal)

PMM