EMPREGO

Projeto Rumo ao Emprego vai capacitar mais de duas mil pessoas

Investir na qualificação profissional, suprir a falta de mão-de-obra especializada, preencher vagas não ocupadas no mercado de trabalho e auxiliar no desenvolvimento, especialmente, das microemprensas e da cidade. Todos esses benefícios estão previstos no projeto “Rumo ao Emprego” lançado pela Prefeitura, nesta quarta-feira (25), e que está inserido à política de geração de empregos da atual administração.

Para elaborar o projeto, que terá como base a oferta de cursos de qualificação gratuitos, a Prefeitura identificou os setores que sofrem com falta de profissionais e elaborou um cronograma de cursos para suprir essa demanda.

O projeto, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, pretende capacitar cerca de duas mil pessoas este ano em diversos segmentos, viabilizando o preenchimento de vagas não ocupadas e a recolocação de pessoas que estão desempregadas no mercado.

Durante a apresentação do projeto, que conta com diversos parceiros, o prefeito Silvio Barros agradeceu o apoio dos parceiros e das secretarias envolvidas nesse programa. “Nossa administração assumiu o compromisso de investir na geração de empregos, tanto que já ultrapassamos nossa meta em criar 10 mil vagas no mercado de trabalho. Até o final de nossa gestão certamente teremos alcançado 15 mil novos postos, graças a uma estratégia criada para isso, aliada ao bom momento da economia brasileira. Mas ainda há muitas vagas que não estão preenchidas e precisamos ocupar esses espaços, por isso criamos esse projeto que vai investir na formação do empresário e gerar capacidade produtiva. São muitos cursos para suprir a demanda de diversos setores”.

O programa vai oferecer atividades de aprendizagem, qualificação e requalificação profissional, desenvolvidas sob a orientação de entidades especializadas. Para participar dos cursos, os interessados devem procurar a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, no Paço Municipal ou através do telefone 3221-1300.

Participaram do lançamento do projeto além do prefeito, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni, os vereadores Dorival Dias, Norma Deffune Leandro e Valter Vina, representantes do Senai, Senac e Sebrae, secretários municipais, presidentes de bairros e convidados.

Para Santinoni é uma honra lançar o projeto em seu último dia à frente da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo - Seict. Na ocasião o secretário foi empossado pelo prefeito como Coordenador do Desenvolvimento Econômico. “Estou emocionado em apresentar esse projeto e assumir um novo desafio. Realizamos muitas ações nesses 23 meses que estive no comando da Seict e agora espero poder fazer outras tantas nessa nova função. Esse projeto “Rumo ao Emprego” sem dúvida trará muitos benefícios para as empresas que poderão contar com profissionais capacitados, ajudando assim no desenvolvimento da cidade”.

Cursos
Graças a uma série de parcerias será possível a implantação desse projeto. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e o Centro de Tecnologia e Educação Profissional de Maringá irão oferecer cursos de qualificação profissional para azulejista, eletricista instalador predial, encanador, informática, mecânico de máquina de costura industrial, modelagem industrial, operador de máquina de costura industrial, padeiro e confeiteiro, pedreiro assentador, pintor de paredes, soldador e torneiro mecânico.

Além desses cursos serão oferecidos também cursos de aprendizagem em auxiliar de produção industrial, confecção industrial, operador de impressora off-set e padeiro confeiteiro.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná – Sebrae vai oferecer cursos de qualificação profissional, de gestão empresarial e consultoria econômica, financeira e de produção.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador, vai disponibilizar cursos de torneiro mecânico, operador de máquina de costura industrial, eletricista instalador predial, encanador, pintor de paredes e associativismo e cooperativismo.

O Sistema Federação do Comércio do Paraná e o Serviço Nacional do Comércio – Senac também são parceiros no projeto “Rumo ao Emprego” oferecendo cursos de gestão administrativa, financeira, de estoques, produção e marketing.

Os artesãos também serão beneficiados, já que o Sistema Federação da Agricultura do Paraná, juntamente ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e ao Sindicato Rural de Maringá irão oferecer cursos de aperfeiçoamento profissional e de melhoria de qualidade da produção na área de artesanato.

Serviço:

Informações sobre o projeto “Rumo ao Emprego”, cursos oferecidos e como participar podem ser obtidas na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, na Prefeitura ou pelo telefone 3221-1300

PMM