GERAL

Maringá na mostra paralela do Festival de Curitiba

O Circo Teatro sem Lona está em Curitiba. A trupe maringaense apresentará duas peças no Fringe, a mostra paralela do Festival de Curitiba.

Esta será a segunda vez que o grupo participa deste que é considerado um dos mais importante eventos das artes cênicas do País. A primeira foi em 2005, com “Cantos e Contos”.

Desta vez, os maringaenses levam ao Festival os espetáculos “Tam Tam e Tem Tem em Noite de Lua Cheia” e “O Amor de Peri e Ceci”. Serão duas apresentações de cada peça, a primeira em um teatro no Centro de Curitiba e o segundo na praça Santos Andrade, em frente ao consagrado Teatro Guaíra.

“Tam Tam e Tem Tem” foi apresentado na terça (25) e quarta-feira (26) no Teatro Lala Schneider em Curitiba. “O amor de Peri e Ceci” será encenado na Praça Santos Andrade, também em Curitiba, nos dias 27 e 28.

“Para nós é uma oportunidade de mostrar o nosso espetáculo em cenário nacional, porque lá nós temos pessoas do Brasil inteiro, tanto se apresentando como também críticos dos jornais”, disse o diretor Pedro Ochôa.

“Nós podemos mostrar o nosso trabalho para um olhar mais abrangente e podemos crescer com a crítica que vai avaliar o espetáculo. A gente pode ter uma maior circulação e uma ação mais profissional”.

Os dois espetáculos estão sendo encenados pelo Circo Teatro sem Lona há um bom tempo. “O amor de Peri e Ceci” foi o primeiro espetáculo montado pelo grupo em 1999, já participou de vários festivais e foi apresentado em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Tam Tam e Tem Tem em Noite de Lua Cheia” estreou em maio do ano passado e foi montado por meio do Prêmio Miriam Muniz, um projeto de incentivo ao teatro patrocinado pela Funarte. “O espetáculo só toma corpo, tem uma função crítica e social, os atores têm a consciência do que estão fazendo e a direção melhora com a estrada. Prova disso é que a gente muda o ‘Tam Tam e Tem Tem’ constantemente. Tudo vai sendo arrumado”.

Espetáculos

“Tam Tam e Tem Tem” é uma comédia infantil que mostra o inusitado encontro entre um vagalume, um palhaço e a Lua Cheia. Juntos, esses três personagens vivem seus conflitos, centrados na história de Tam Tam, que perdeu seu circo e agora está no olho da rua.

“O Amor de Peri e Ceci” é uma adaptação do romance “O Guarani”, de José de Alencar, concebido como espetáculo de rua. O espetáculo é encenado por quatro clowns em um picadeiro cenográfico decorado com as cores da bandeira nacional. A peça começa com uma performance musical para contar a história de amor do índio Peri e da bela Ceci.

ACIM