GERAL

Jornada inicia com participação de Dominique Maingueneau

A I Jornada Internacional de Estudos do Discurso começa, quinta-feira (27), com a participação de uma das maiores autoridades mundiais no âmbito da lingüística da enunciação e da análise do discurso, Dominique Maingueneau. A iniciativa é do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Estadual de Maringá.

Professor de lingüística da Universidade Paris XII, Maingueneau é respeitado pela profundidade de seus trabalhos, que incluem publicações importantes, notadamente sobre o discurso midiático, filosófico, religioso e literário. Ele também falará no encerramento no dia 29. As duas palestras serão realizadas no Hotel Bristol, com início às 8h30.

Nos três dias de Jornada, estão programadas oito mesas-redondas sobre temas como "O que quer e o que pode a Análise do Discurso brasileira?", "Discurso, mito e narrativa", "Discurso, sujeito e identidade" e "Discurso, memória e imagem", entre outros.

Durante o intervalo das atividades da manhã do primeiro dia do evento, serão lançados alguns livros. Entre eles, Estudos do Texto e do Discurso: interfaces entre língua(gens), identidade e memória, organizado por Ismara Tasso (UEM), e textos de professores da linha de pesquisa Estudos do Texto e do Discurso do Departamento de Letras da UEM e de alguns convidados da Jornada; e o Ethos Discursivo, organizado por Ana Raquel Motta e Luciana Salgado (Unicamp), com textos de Dominique Maingueneau, Sírio Possenti e outros.

Informações complementares estão disponíveis no site do evento: www.dle.uem.br/jied ou na secretaria do Departamento de Letras, Bloco G-34, no câmpus universitário, telefone 44 3261-4889.

UEM