GERAL

Conferência do Idoso começa nesta terça-feira

A IV Conferência Municipal dos Direitos do Idoso terá início nesta terça-feira (25), às 13h30 e prossegue até quarta-feira (26), às 17 horas. O encontro pretende reunir cerca de 700 pessoas, entre idosos, profissionais que trabalham e atendem idosos em Maringá, representantes de entidades, grupos, sindicatos, programas e serviços destinados às pessoas da terceira idade, além de autoridades e convidados da região.

O evento é organizado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania - Sasc, Conselho MunicipaI dos Direitos do Idoso -CMDI e Serviço Social do Comércio (Sesc). Será aberto à sociedade que poderá participar de palestras, debate e grupos de trabalho.

Com o tema “Avaliação do processo de reestruturação e construção da Rede Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, a conferência cumpre o que determina a Lei Municipal nº 5.478/2001 e discutirá propostas que nortearão as prioridades das políticas para o idoso no município.

A secretária da Sasc, Sandra Franchini declara que a administração desenvolve uma “política que respeita as pessoas da terceira idade, oferecendo atendimento especializado nos centros e grupos de convivência, além de promover diversas atividades voltadas ao idoso”. Ela reforça que o encontro é necessário para documentar metas e propostas para trazer benefícios às pessoas da terceira idade.

A Sasc presta atendimentos e encaminhamentos, serviços, programas e benefícios aos idosos em situação de risco pessoal e social, conforme suas necessidades.

Nos Centros de Convivência do Idoso Eliseu Gianini e Parque Palmeiras são oferecidas atividades de artesanato, ginástica, curso de corte costura, costura industrial e escolarização, além de palestras e grupos de convivência. As mesmas atividades também são realizadas nos 26 Grupos de Convivência de Idosos de iniciativa não governamental, através de reuniões semanais.

A Gerência de Proteção Social Especial da Sasc oferece o Serviço de Atendimento a Denúncias de Violação de Direitos, que atende vítimas de violência, em conjunto com o Ministério Público; o Condomínio Morada do Sol que consiste em oito moradias para até dois idosos cada uma; Casa Lar Benedito Franchini, abrigo de longa permanência com capacidade para 12 pessoas, destinado a idosos sem vínculo familiar ou vitimizados por violação de seus direitos, e o Centro-Dia, programa de permanência durante o dia, com capacidade de atendimento para 65 idosos.

PMM