GERAL

Prefeitura lança projeto de qualificação profissional

Dando continuidade à política de geração de empregos, a administração municipal lança nesta quarta-feira (26) o projeto “Rumo ao Emprego” que vai oferecer cursos de qualificação profissional direcionados a setores que sofrem com falta de pessoal especializado.

O projeto, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, pretende capacitar cerca de duas mil pessoas este ano em diversos segmentos, viabilizando o preenchimento de vagas não ocupadas e a recolocação de pessoas que estão desempregadas no mercado.

Para suprir a falta de pessoal especializado a administração identificou a demanda de profissionais em diversos setores que serão contemplados, em um curto período de tempo, com funcionários capacitados. O programa vai oferecer atividades de aprendizagem, qualificação e requalificação profissional, desenvolvidas sob a orientação de entidades especializadas.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni, explica que o projeto “Rumo ao Emprego” tem duas frentes de trabalhos. “Através dos cursos que vamos oferecer conseguiremos atender a demanda dos empresários e oferecer a oportunidade de emprego para quem está fora do mercado. Teremos melhoria dos estoques de mão-de-obra qualificada, criando ao mesmo tempo ambiente favorável para implantação e desenvolvimento das empresas da cidade. Ganhamos todos”.

Para viabilizar o projeto a Prefeitura conta com o apoio do Governo Federal, Governo Estadual, Senai, Senac, Sebrae, Senar e Senat. Nesta primeira etapa serão oferecidos cursos de azulejista, eletricista, encanador, padeiro, confeiteiro, pedreiro, soldador, torneiro mecânico, operador de máquina de costura industrial, modelagem industrial, pintor de parede, entre outros.

“Além desses cursos teremos cursos de aperfeiçoamento específicos para artesãos e cursos de gestão administrativa, financeira, de produção e marketing para empresários e empreendedores. Elaboramos um cronograma de atividades relativamente rápido e que possa atender os setores mais necessitados de profissionais capacitados”, finaliza Santinoni.

Serviço:

O lançamento do projeto “Rumo ao Emprego” será quarta-feira, às 16 horas, na sala de reuniões da Prefeitura. O projeto será apresentado pelo prefeito Silvio Barros e por parceiros do programa.

PMM