GERAL

Feiras Livre e Pôr-do-Sol elegem presidente

O feirante Moisés Martin foi eleito no último domingo (16) presidente da Associação da Feira Livre e Pôr-do-Sol de Maringá, entidade criada para reestruturar o setor. Dois candidatos disputaram a eleição. Martin somou 62 votos e Mário Mituo ficou com 59 votos. A urna percorreu as quatro feiras realizadas aos domingos na cidade, alcançando 80% dos feirantes com direito a voto.

A coordenadora de Feiras da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá, Ana Paula Meger Capelasso, explica que a associação vai reorganizar a categoria que tem um sindicato criado há vários anos mas sem registro legal. A intenção é criar uma estrutura que garanta mais direitos aos feirantes. Ela lembra que por falta de representatividade legal, as feiras deixam de conquistar vários benefícios.

A associação vai também viabilizar o projeto de padronização das feiras. A intenção é criar uma identidade para cada tipo de feira, incentivando a população a freqüentar e comprar os produtos oferecidos em cada uma delas. As feiras Livre e Pôr-do-Sol reúnem juntas 148 titulares, mas gera pelo menos três vezes mais empregos e garante renda para muitas famílias.

Atualmente Maringá tem quatro tipos de feira: Feira Livre, Pôr-do-Sol, do Produtor e a Feira Verde, realizadas em 38 locais, atendendo a maior parte possível da população. Realizadas no início da manhã e no final da tarde as feiras estão mais diversificadas, oferecendo os produtos tradicionais e outras alternativas como comida típica japonesa, espetinhos, embutidos, pamonha e o tradicional pastel.

PMM