ENTRETENIMENTO

Projeto "Convite ao Teatro" começa hoje

Todas as semanas os maringaenses podem prestigiar apresentações de danças e concertos musicais de qualidade, sem pagar nada. Agora, para complementar a agenda cultural do município, a Secretaria da Cultura lança o “Convite ao Teatro” que será realizado todas às sextas-feiras Teatro Barracão.

Nesta sexta-feira (7) o projeto estréia com a apresentação do espetáculo “Sutilezas – Alice e Teresas” com a Cia Palco, às 21 horas. A peça é aberta para toda a comunidade.

De acordo com a secretária da Cultura, Flor Duarte, “às sextas-feiras, os espetáculos serão gratuitos e no sábado e domingo a Secretaria da Cultura disponibilizará o teatro para que a companhia faça as apresentações com bilheteria. Nesses dias, o espetáculo será às 19 horas”, explica Flor Duarte, acrescentando que a mesma companhia estará em cartaz durante um mês.

Para desenvolver o projeto a Secretaria da Cultura se reuniu com representantes de todas as companhias profissionais de teatro de Maringá e ouviu sugestões para implantar o “Convite ao Teatro”.

O diretor da Cia Palco, Márcio Alexandre Pereira acredita que qualquer tipo de apoio ao teatro é sempre bem vindo. “Esse tipo de projeto garante às companhias de teatro uma visibilidade interessante. Para o público também será muito bom, pois cria uma rotina. As pessoas saberão que toda sexta-feira tem espetáculo gratuito”, comenta o diretor.

“Sutilezas – Alice e Teresas”

O espetáculo “Sutilezas – Alice e Teresas” é uma adaptação da obra de Nery Gomide, “Halloween – O Dia das Bruxas”. As alterações no texto, inclusive em seu título, se justificam pela opção de atualização de vocabulário e proposta cênica.

“Sutilezas” estreou em março de 2006 com Joyce Rezende no papel de Teresa e Larissa Marega como Alice. Agora, em 2008, a Cia Palco nomeia a primeira apresentação do ano como uma reestreia. Isso devido a duas mudanças significativas: a proposta do espaço público/palco e, as atrizes trocarão os papéis.

De acordo com o diretor da Cia Palco, Márcio Alexandre Pereira, “a montagem apresenta um jogo de poder dentro de um relacionamento de duas mulheres de idade e formação cultural diferentes. As personagens são pequenas sonâmbulas da sociedade atual profundamente competitiva onde vence o mais forte. A violência é usada para provocar a lucidez e levar a uma tomada de consciência num momento de crise, de choque cultural em todos os setores deste relacionamento cotidiano, onde toda a atividade é mascarada, embutida e a inteligência usada para desestruturar, coagir”, relata Pereira.

O diretor define a peça teatral como “um espetáculo adulto e sensível que nos leva a sentir e repensar frustrações, intolerância, respeito, dignidade dentro de um relacionamento.”

Ficha Técnica

Elenco

ALICE : Joyce Rezende

TERESA: Larissa Marega

Iluminação: Julian Oscar

Sonoplastia: Murilo Lazarin

Cenário: Marcio Alex Pereira e Gustavo Sabaini

Figurino: O Grupo

Contra-regra: Renê Seven

Direção, concepção: Marcio Alex Pereira

PMM