ENTRETENIMENTO

Programa "Convite à Música" completa três anos

Todos as quintas-feiras, os apreciadores da boa música têm encontro marcado no auditório Luzamor. Há três anos o programa “Convite à Música” promove espetáculos gratuitos de música clássica para a população maringaense. E para comemorar o terceiro aniversário, a Secretaria da Cultura apresenta, nesta quinta-feira (6), às 21 horas, um concerto do Piano Trio de Colônia da Alemanha.

O concerto de piano, violino e violoncelo terá apresentação de duas obras de Beethoven e uma de Schubert. Thomas Palm, Walter Schreiber e Joanna Sachryn são convidados freqüentes das principais salas de concerto européias.

“Será uma grande atração, já que o trio é um dos mais famosos da Europa e acompanha as melhores orquestras do continente”, ressalta a secretária da Cultura, Flor Duarte.

“O 'Convite à música' é um projeto inédito no país pelo formato e regularidade que apresenta e neste ano vamos dar um belíssimo presente de aniversário para os freqüentadores do projeto”, explica a secretária.

Trajetória

Além de terem tocado em países como Brasil, Japão e Coréia, o trio participa dos mais importantes festivais internacionais de música, tais como: Flandern Festival, Carintischer Sommer, Osaka Festival e Berliner Festwochen.

A trajetória do Piano Trio de Colônia abrange um período de mais de vinte anos e o trio mantém uma intensa agenda de aulas e seminários de música de câmara na Alemanha.

Compositores contemporâneos como Dieter Salbert e Violetta Dinescu, por exemplo, compuseram peças para o Piano Trio de Colônia que estrearam em festivais internacionais.

Além de CDs com composições de Mozart, Debussy, Smetana, Hummel e Goetz, o Piano Trio de Colônia foi destaque em diversas produções de rádio e televisão para, entre outros, os canais alemães WDR, SDR e NDR, a RAI italiana, a Radio France e a Rádio de Lisboa, em Portugal.

Público

Para quem já apreciava a música clássica, o programa “Convite à Música” veio para ampliar os conhecimentos técnicos e culturais do estilo musical e para os que aproveitaram a oportunidade para conhecer os recitais e concertos, torna-se uma descoberta muito agradável.

Depois de três anos em Maringá, o “Convite à Música” ganhou um público assíduo que não perde as apresentações. Os músicos que participam do projeto se encantam com a proposta e voltam para novas apresentações.

Para o violonista de Maringá, Ricardo Agostini, que se apresentou no dia 24 de janeiro deste ano no Luzamor, o 'Convite à Música' é um projeto incrível. “É uma oportunidade para que a população conheça a música clássica e para os músicos a chance de mostrar seus trabalhos em um espetáculo aberto a um público variado. Diferente dos recitais em conservatórios ou faculdades onde a platéia é formada somente por pais e parentes de alunos e professores”, destaca Agostini.

“Sempre escuto as pessoas comentando sobre o projeto e tenho certeza que estão conhecendo e aprendendo a gostar da música erudita”, finaliza o violonista.

PMM