DENGUE

Cuidado com a dengue deve ser redobrado nesse período

Os dias atuais, com clima úmido e quente são um alerta para a população manter a atenção voltada para a prevenção da dengue, evitando assim que a cidade atinja os mesmos índices do ano anterior. O alerta é da Secretaria da Saúde que reforça a necessidade de cuidados especiais na prevenção da doença, pois a época é propícia para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Até o momento foram notificados 214 suspeitas de casos de dengue este ano, deste número 161 estão descartados e 11 confirmados. O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, explica que os agentes ambientais realizam um trabalho permanente, com destruição de focos e conscientização da população. “Pedimos que a população desperte o seu espírito de cidadania e vigie seus quintais. Só assim poderemos evitar a incidência da dengue e não chegarmos nem perto do que passamos em 2007”.

Para prevenir a doença é muito simples, basta manter os quintais limpos, sem entulhos como pneus, garrafas ou recipientes que acumulem água, e principalmente, se ater aos vasos de plantas que devem conter areia nos pratinhos. A maior incidência de focos do mosquito é encontrado justamente dentro das residências.

De acordo com Nardi os cuidados contra a dengue devem ser constantes. “Em função das chuvas e da alta temperatura, esse é um período que temos que estar atentos. Sempre reforço que é preciso observar se há algum local em casa onde o mosquito possa depositar seus ovos. A população tem que ter em mente que a dengue tem que ser combatida todos os dias”.

Atenção

Para prevenir a incidência de mosquitos da dengue, é necessário evitar depósito de água parada, onde o transmissor da doença prolifera:
Vasos de plantas - escorra a água e coloque areia até a borda do pratinho;

Caixas d´água - tampe as caixas de água de forma a evitar a entrada de mosquitos;

Lixo - Feche o saco plástico e mantenha a lixeira fechada;

Plantas - retire a água acumulada de plantas;

Recipientes - coloque tampinhas de garrafas, latas, embalagens plásticas em saco plástico e encaminhe para a coleta de lixo e seque e guarde materiais que possam acumular água em local coberto;

Bebedouros de animais - lave vasilhame de água de animais domésticos, com bucha e sabão em água corrente, pelo menos duas vezes por semana;

Ralos - verifique se há entupimento, faça o desentupimento e mantenha-os fechados;

Piscinas - trate a água com cloro e cobri-las com telas se não estiver em uso;

Calhas - desentupa calhas com água de chuva;

Lajes - retire água acumulada de lajes e providenciar um escoadouro.

PMM