GERAL

Benefício do INSS com aumento pode ser antecipado

A partir do dia 25 de março, cerca de 8,5 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham o piso vão receber o benefício com o valor reajustado.

Isso acontecerá porque, em março, o salário-mínimo nacional deve sofrer reajuste de 8,53%, segundo proposta do Orçamento que será votada no Congresso. Como o piso começa a vigorar em março, o pagamento reajustado já acontecerá em abril.

Entretanto, aposentados e pensionistas do INSS que recebem o piso terão o mesmo reajuste e poderão receber o pagamento do benefício antecipado, com o valor de R$ 412,40. Desde dezembro do ano passado, o INSS está antecipando o pagamento de pensões e aposentadorias com valor de até um salário mínimo, para cartões com final de 1 a 5. Um final de benefício é pago por dia, nos últimos cinco dias úteis do mês anterior ao pagamento normal.

Para 8,1 milhões de segurados que recebem benefícios com valor superior ao piso previdenciário, o reajuste será menor, ficando em cerca de 4,9%, já que o valor é calculado através da inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Será considerada, para o cálculo, a inflação acumulada no período de abril de 2007 até fevereiro deste ano, que ainda não foi divulgado pelo IBGE.

ACIM