GERAL

PR tem 37 pontos impróprios para banho no litoral

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou, nesta quinta-feira (07), o 10º boletim de balneabilidade das praias paranaenses. Seis pontos estão próprios para banho: na Praia Brava de Caiobá (em direção à Rua Londrina); em Guaratuba, no balneário Brejatuba (na altura da Rua Jacarezinho); e na praia do Farol, Praia Grande, Praia de Fora e em frente à praça de alimentação de Encantadas, localizadas na Ilha do Mel. Esta será a última edição do boletim distribuída aos veranistas na temporada 2008.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o número de pontos impróprios para banho está relacionado ao número de visitantes às praias do Paraná. No feriado de carnaval, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas estiveram no litoral. "Quanto mais gente, maior geração de esgoto. Como muitos proprietários ainda fazem ou mantém ligações irregulares nas galerias pluviais, aumenta também a quantidade de esgoto direcionado ao mar e o grau de contaminação das praias", explicou Rasca.

Além disso, as fortes chuvas que ocorreram no litoral paranaense durante o mês de janeiro continuam influenciando o resultado da balneabilidade, segundo o diretor do Departamento de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Celso Bittencourt. "São considerados os resultado de coletas realizadas durante cinco semanas seguidas para definirmos se um ponto é próprio ou impróprio para banho", explicou. Segundo o diretor, as chuvas ainda irão influenciar na qualidade da água nas próximas semanas.

Devido ao início das aulas e à conseqüente redução no número de veranistas nas próximas semanas, as barracas que indicam a qualidade da água nos 43 pontos monitorados permanecerão montadas até domingo (10). "Os banners continuarão sinalizando as condições de balneabilidade", informou Celso.

O trabalho de monitoramento da qualidade da água nas praias do Paraná continuará a ser realizado semanalmente até o fim de março e os resultados poderão ser consultados no Portal do Meio Ambiente www.meioambiente.pr.gov.br ou no endereço eletrônico do IAP www.iap.pr.gov.br.

Bondenews