CARNAVAL

Número de mortes no carnaval cai 65% nas estradas do PR

O carnaval 2008 foi menos violento nas estradas paranaenses que o do ano passado. Os dados do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná (BPRv) mostram que, na comparação entre os dois feriados, os acidentes diminuíram 30%. O número de pessoas feridas teve redução de 9% e as mortes, 65%. O BPRv é responsável por cerca de 15 mil quilômetros de estradas estaduais e federais delegadas e tem 64 postos de fiscalização. A Operação Carnaval começou sexta-feira (1) e foi encerrada ao meio-dia desta quarta-feira (6).

Os acidentes caíram de 306 registros, em 2007, para 214 neste ano, e o número de feridos passou de 253 para 230. Já o total de mortes teve a diminuição mais significativa, saindo de 23, em 2007, para oito casos, em 2008.

O tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens destacou que a fiscalização foi feita para coibir os tipos de infrações que mais causam acidentes, como a ultrapassagem em locais proibidos e o excesso de velocidade. Outra infração que preocupa é a falta do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo por gerar vítimas com maior gravidade em caso de acidentes. "Mesmo com a polícia atuando dia e noite nas estradas, com bloqueios ou em ações preventivas, ainda constatamos excessos que felizmente não se transformaram em acidentes e mortes", disse ele.

Conforme o relatório final da Operação Carnaval do BPRv, muitos motoristas ainda insistem em desrespeitar a legislação e colocar a própria vida e a vida de outras pessoas em risco. Isso é constatado a partir do número de notificações emitidas durante dias de intensificação na fiscalização. Foram 4.197 notificações em 2008 contra 3.294 no mesmo período do ano passado. Apenas nesta terça-feira (5) foram emitidas 966 notificações. O dia com maior concentração de abusos por parte dos condutores foi o domingo, com 967 notificações. No sábado (2) foram 868 notificações e na segunda-feira (4), 850 multas.

Bondenews