GERAL

Guardadores de carro terão cadastro e colete com identificação

A Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) fará um cadastro para todos os guardadores de carro do município. A finalidade desta ação é identificar o serviço, elaborar estratégias para inserção dos guardadores no mercado de trabalho e proporcionar segurança para a população. As pessoas cadastradas passarão por cursos de capacitação e receberão um colete com número de identificação.

O cadastramento começa hoje, quinta-feira (7), e vai até o dia 13 deste mês, na Guarda Municipal do Parque do Ingá, localizada próximo à avenida Laguna. Os guardadores devem levar cópia documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

A iniciativa resulta de um trabalho que a Sasc realiza há três anos através de pesquisas junto ao Ministério Público do Trabalho e discussões com diferentes segmentos da sociedade civil organizada. Durante este período, equipes da Prefeitura conheceram os projetos já existentes nesta área em diversos municípios do Brasil e segundo o levantamento existem muitas idéias, mas não foram identificados projetos que tenham apontado solução para o problema.

De acordo com a secretária da Sasc, Sandra Franchini, a Prefeitura se reuniu com representantes da ACIM, Fundacim, Conselho de Segurança, Convention Bureau, Ministério do Trabalho e Emprego do Paraná, Polícia Civil entre outras instituições e secretarias do município. ”Também conversamos com 33 guardadores para discutir o projeto. Temos certeza que com os cursos de capacitação profissional muitos poderão voltar ao mercado formal de trabalho.”

Capacitação

Todos os cadastrados deverão participar de um curso básico composto de temas como Relações Interpessoais; Saúde e Segurança no Trabalho; Meio Ambiente e Ética e Cidadania.

Após o cadastro, profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) farão visitas domiciliares para confirmação dos dados e levantamento sócio-econômico. Detectada a necessidade de apoio sócio-econômico, as famílias ou indivíduos poderão ser incluídos nos programas e benefícios sociais ou previdenciários, conforme o caso.

Os cadastrados também serão encaminhados para programas de capacitação profissional e programas e serviços educacionais como Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Para realizar o projeto a Sasc conta com a parceria das Secretarias de Educação, Transportes e Saúde, Gerência de Defesa Social, Conselho de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Senac, Convention Bureau, Fundacim, Organizações Não Governamentais e empresas privadas.

Serviço: Informações com a secretária da Sasc, Sandra Franchini, no telefone 3221-6400

PMM