GERAL

Cartão cidadão será obrigatório para consultas

A partir de hoje, quinta-feira (31), quem quiser consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) precisará ter em mãos o Cartão do Cidadão, um cartão magnético, emitido gratuitamente pela Caixa Econômica Federal, que permite a realização de consultas e obtenção de informações sobre FGTS e quotas do PIS. Com ele, o cidadão também pode sacar os benefícios a que tiver direito.

A Caixa acredita que a medida trará vantagens para os interessados, já que o cartão pode ser utilizado em todas as agências da instituição, terminais de auto-atendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Além disso, o novo sistema disponibilizará saldos e extratos em tempo real (antes havia uma defasagem de 40 dias). O cartão oferece ainda maior segurança porque é necessário o uso de senha pessoal para identificação.

Todo trabalhador brasileiro pode ter um Cartão do Cidadão. A solicitação pode ser feita em qualquer agência da Caixa e também por telefone (0800-7260101) Nesse caso, será entregue em casa, mas será preciso ir até uma agência para cadastrar senha. O prazo de entrega é de 30 dias corridos contados a partir da data da solicitação.

Para obter o cartão é preciso ser cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) e os dados cadastrais e endereço devem estar atualizados.

ACIM