GERAL

UEM terá quatro candidatos a reitor

Quatro candidatos disputarão a eleição para a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), marcada para o dia 14 de setembro, em primeiro turno, e, se houver necessidade, dia 28 de setembro, em segundo turno.

A primeira chapa a registrar candidatura foi a “Universidade Pública Sempre!”, que tem o ex-reitor Décio Sperandio como candidato a reitor e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Mário Luiz Neves de Azevedo, na disputa como vice.

Sperandio é professor do Departamento de Administração desde 2002, depois de ter sido lotado no Departamento de Matemática, e Azevedo é professor do Departamento de Fundamentos da Educação.

A segunda chapa que registrou a candidatura foi a “UEM no Rumo Certo”, encabeçada pelo atual reitor, Angelo Priori.

A candidata a vice é a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Alice Eiko Murakami.

Priori é professor do Departamento de História, enquanto que Murakami é professora do Departamento de Zootecnia.

Ao registrar a chapa, no Protocolo Geral, os candidatos nominaram os nomes dos postulantes aos cargos de reitor e vice, o curriculum vitae de cada um e o plano de governo da chapa.

À tarde, os registros começaram com a entrega do registro da chapa “Renovação”, às 14h30. A chapa é encabeçada pelo candidato a reitor, o professor do Departamento de Informática Dante Alves de Medeiros Filho, e pelo professor do Departamento de Direito Privado e Processual, Ivan Aparecido Ruiz, que concorre como vice.

A última chapa inscrita foi a Renovar a Esperança, com os professores José Eduardo Olivo, do Departamento de Engenharia Química, e João Carlos Palazzo de Mello, do Departamento de Farmácia e Farmacologia, respectivamente como candidatos a reitor e a vice-reitor.

Olivo, que foi coordenador do curso de Tecnologia de Alimentos de 2002 a 2006, é atualmente chefe do DEQ.

Mello já foi chefe do antigo Departamento de Farmácia e Bioquímica e do DFF e também vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde.

Hoje, é suplente no Conselho Universitário.