GERAL

Desempenho do PR fica acima da média

O dinamismo do comércio exterior e a inflação mais baixa do país colaboraram para que o Paraná encerrasse 2007 com um desempenho econômico acima da média nacional. A avaliação é do diretor de política econômica do Banco Central, Mário Mesquita, que esteve ontem em Curitiba para apresentar o Boletim Regional da instituição, publicado trimestralmente. “A economia da região Sul, e do Paraná especificamente, teve resultados superiores à do restante do país no passado”, destacou Mesquita.

O Paraná acumulou, até outubro do ano passado, aumento de 7% na produção industrial, crescimento de 7,2% nas vendas do varejo, expansão de 33,9% nas exportações e geração de mais de 150 mil empregos formais. Dois fatores principais contribuíram para este quadro: o bom momento do agronegócio, que teve aumento de demanda e preços internacionais, e o aumento do crédito. “As famílias estão ganhando mais e comprando mais. O mercado doméstico está aquecido, o que é muito bom em um momento em que se teme uma crise internacional”, afirmou o diretor do BC. Para melhorar, a inflação na capital paranaense foi a mais baixa registrada nas capitais brasileiras: 3,48%, contra 4,46% de média nacional.

O forte vínculo dos estados do Sul com o agronegócio costuma causar descompasso entre o crescimento local e o regional, lembrou Mesquita. Quando o setor agrícola passa por um período positivo, a tendência é que a região se destaque em relação à média nacional. O mesmo vale, em sentido negativo, quando a agricultura vive um ano ruim. No embalo do agronegócio, o setor industrial paranaense também cresceu no ano passado. “O setor industrial do Paraná é fortemente atrelado à agricultura. Com a recuperação do setor agrícola, ganham também os fabricantes de implementos, maquinário e insumos. A indústria também foi beneficiada pela expansão do crédito, que impulsionou as vendas e produção das montadoras”, explicou.

ACIM