SERVIÇO

Veículos escolares passarão por vistoria

A Secretaria dos Transportes – Setran – realiza nos próximos dias o trabalho de vistoria nos veículos cadastrados para realizar o serviço de transporte escolar.

A vistoria é obrigatória e deve ser realizada semestralmente. A avaliação nos veículos será feita entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, na sede da Setran – antigo aeroporto, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

De acordo com o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, a vistoria será realizada em 92 veículos escolares. “Temos cadastrados no município 92 veículos que prestam esse tipo de serviço, incluindo os municipais. Todos os veículos devem passar pela avaliação que tem o objetivo de garantir segurança para os alunos transportados. Vale lembrar que a vistoria é realizada duas vezes por ano e é obrigatória”.

Durante a fiscalização serão observados itens como direção, suspensão, lataria, assoalho, banco, tapeçaria, pneus, sistema de escape, freios, sinalização, tacógrafo, e se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas exigidas. Além disso será verificada a documentação dos veículos e dos condutores e, ainda, adequá-los de acordo com as normas exigidas para garantir a segurança dos estudantes.

Documentos

Durante a vistoria os condutores dos veículos deverão apresentar alvará de licença para renovação; certificado de registro e licenciamento do veículo atualizado; seguro contra terceiros e passageiros; certificado do curso de capacitação dos motoristas titulares e auxiliares no transporte escolar; alteração do contrato social comprovando o nome de um dos sócios constantes no documento do veículo, caso tenha havido mudanças contratuais; certidão negativa de débitos; termo de responsabilidade do motorista; carteirinha de permissão do motorista e auxiliares para devida renovação e carteira de habilitação.

“Com essas medidas a administração municipal têm a finalidade de proporcionar maior segurança aos estudantes transportados, reforçando as propostas da campanha “Viva e Deixe Viver – pelo fim das mortes no trânsito e garantido um trânsito mais seguro para todos”, diz Guerlles.

Serviços:

A Secretaria dos Transportes (Setran) fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 421, no antigo aeroporto. Mais informações, com o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, pelo fone 3221-8500.

PMM