GERAL

Médicos e técnicos do PSF aprendem mais sobre qualidade de vida

Cerca de 300 profissionais da Secretaria da Saúde, médicos e técnicos do Programa Saúde da Família (PSF) participaram de palestras nesta segunda-feira (28), na Casa da Cultura Alcídio Regini, no Jardim Alvorada (avenida Sophia Rasgulaeff, anexa ao Centro Comunitário). A intenção foi capacitar os profissionais para que possam promover qualidade de vida à população.

A ação é uma promoção da Secretaria da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (IBSP), seguindo os preceitos do programa Maringá Saudável.

De acordo com a presidente do IBSP, Bárbara Barros, o objetivo é incluir mais profissionais da área nos programas abordados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Maringá já faz parte da Rede de Municípios Saudáveis e a Secretaria da Saúde vem trabalhando ações simples que têm beneficiado muito a população. Os resultados dos programas implementados atestam que a procura por consultas e medicamentos caiu 30% nos postos de saúde graças ao desenvolvimento de programas que visam a prevenção”, garante a presidente do IBSP.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, reforçou que Maringá tem parceria estreita com o Ministério da Saúde, possibilitando que a Vigilância em Saúde, entre município e Ministério, tenha bastante integração. “Os resultados que temos tido têm nos motivado a continuar o trabalho de prevenção. A melhora na qualidade de vida da população através de práticas saudáveis é uma das metas do milênio”. Destacou as ações realizadas pelo programa Maringá Saudável, que tem possibilitado a orientação e a prática de hábitos saudáveis.

Capacitação

De acordo com a coordenadora do programa Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios, a capacitação fundamenta os profissionais para trabalhar junto à população um conceito que propõe a obtenção de mais saúde, bem-estar e disposição através da prática de 30 minutos de atividades físicas diárias, ingestão de cinco porções de frutas, legumes ou verduras, e ingestão de oito copos de água. “O incentivo aos hábitos saudáveis leva à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, doenças do coração e diversos tipos de câncer”. A intenção é fazer com que os profissionais orientem de maneira adequada a população para a prática de hábitos saudáveis. “Além de prevenir pessoas saudáveis de adoecerem, também melhora a qualidade de vida das pessoas que já estão doentes”.

A capacitação seguiu sob responsabilidade de um grupo de profissionais da Igreja Adventista de Cascavel, que fazem parte de um projeto de cursos de capacitação sobre qualidade de vida que funciona em mais de 200 países.

O terapeuta Roney Reis, que integra o grupo, afirma que outras ações estão previstas para serem realizadas em Maringá ainda este ano. “Vamos oferecer um curso à distância para profissionais da saúde e pessoas comuns que tenham interesse em aprender sobre hábitos saudáveis. O curso terá início em março e será gratuito”.

Maringá Saudável

O Maringá Saudável é um programa elaborado a partir da estratégia de “Municípios e Comunidades Saudáveis” da Organização Mundial da Saúde - OMS, e da Organização Panamericana da Saúde (Opas), Unicamp e Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES).

O objetivo é promover qualidade de vida, prevenir doenças e conter a escalada acelerada de investimento na recuperação de doentes.

Serviço:

Informações na Secretaria da Saúde, com Ana Rosa Palácios, pelo telefone 3218-3100 e no IBSP, com Bárbara Barros, no telefone 3029-5550.

PMM