IPVA

Boleto do IPVA começa a chegar

Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começaram a chegar ao endereço dos contribuintes esta semana. A partir do dia 14 de fevereiro, começa o prazo para pagamento com desconto à vista – que este ano foi reduzido de 15% para 5%. Segundo a Receita Estadual, o imposto é cobrado de 2,6 milhões de donos de carros, motos, ônibus e caminhões no Paraná. O cálculo dos valores a serem pagos se baseia nos preços de veículos pesquisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O pagamento com desconto vai de 14 a 27 de fevereiro. O tributo também pode ser pago em cinco vezes, sem desconto, a partir de 14 de março.

Os boletos bancários do IPVA devem chegar no endereço do contribuinte até dia 31. Eles também podem ser obtidos na internet, com o número do Renavan, no site www.fazenda.pr.gov.br. O contribuinte que não receber o boleto, ou não tiver acesso à internet, pode ir diretamente a uma agência do Banco do Brasil, apresentar no caixa o número do Renavan e efetuar o pagamento.

O professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Breno Lemos, explica que, na dúvida entre pagamento parcelado ou com desconto, o contribuinte deve calcular quanto ganharia aplicando o dinheiro em um investimento de baixo risco, como renda fixa e poupança. “Quem não tem dinheiro para pagar à vista não precisa fazer cálculos, deve pagar à prazo. Mas quem tem pode avaliar se seria melhor aplicá-lo. Só não adianta fazer a conta, desistir do desconto, e não fazer a aplicação.” Lemos avalia que, no caso do IPVA, ainda compensa a antecipação. “São poucos meses de parcela, o dinheiro não renderia mais do que os 5% de desconto.” Para o IPTU, o parcelamento seria mais interessante. “Na renda fixa durante dez meses, o rendimento pode chegar a 8%”.

ACIM