FEBRE AMARELA

Maringá recebe mais 10 mil doses de vacina contra a febre amarela

Maringá recebeu nesta terça-feira (22), mais 10 mil doses de vacina contra a febre amarela enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

O novo lote eleva para 30 mil, o número de doses disponíveis na cidade desde a segunda semana do mês, quando foi confirmada a morte do empresário maringaense Almir Rodrigues da Cunha pela doença.

De acordo com Ercília Fukui, chefe da Divisão de Assistência em Saúde da 15ª Regional de Saúde, haverá vacina em todos os 30 municípios da regional “Não existe falta”, garante.

Segundo Ercília, a Regional mantém estoque de vacina suficiente para atender a demanda dos municípios. Em dezembro, por exemplo, Maringá tinha à disposição 15 mil doses.

“Nós pedimos na medida do necessário, porque nossa capacidade estrutural para armazenar as vacinas não é tão grande. Não adianta ter 100 mil doses porque não teremos onde guardar”, diz ela.

Tanto a matéria-prima da vacina, que se apresenta em pó, quanto o diluente precisam ficar guardados em geladeira e estar à mesma temperatura no momento da mistura.

Depois que as substâncias são misturadas a vacina deve ser aplicada em até quatro horas, o que é feito na própria unidade básica de Saúde.

Em relação à semana passada, o movimento na sala de vacinas da Secretaria de Saúde na manhã de segunda-feira (21), foi “tranqüilo”, na avaliação de Edlene Aceti Goes, coordenadora municipal de vacinas.

Até o meio-dia da segunda, cerca de 100 doses haviam sido aplicadas.

Na sexta-feira (18), o estoque de vacinas contra a febre amarela precisou ser reposto em algumas unidades básicas, o que foi feito pela coordenação municipal, mas Edlene não soube dizer em quais deles o problema ocorreu.

“Não dá para dizer em quais faltou porque são muitas unidades, mais de 20”.

Edlene também não soube informar qual é a média de doses que cada unidade de saúde aplicou na última semana. A coordenadora municipal de vacinas acredita que a tranqüilidade em busca de imunização contra febre amarela será mantida no decorrer da semana.

PMM