SERVIÇO

Prefeitura intensifica roçadas e restauração de asfalto

Os efeitos das recentes chuvas, características do mês de janeiro, estão sendo minimizados pelas equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos com a intensificação das operações tapa-buraco e de recape asfáltico em pontos críticos da malha viária de Maringá.

Nos primeiros 15 dias deste ano foram restaurados mais de 13 mil metros quadrados de asfalto em toda a cidade, uma área comparada às dimensões de dois campos de futebol. Os serviços de recapeamento resultaram na restauração de 1.743 metros lineares de ruas e avenidas, especialmente do Parque Hortência I e II e do Jardim Paris I.

A operação tapa-buraco já recuperou trechos danificados das avenidas Monteiro Lobato, das Indústrias, Dr. Alexandre Rasgulaeff, Cerro Azul, Nóbrega, Juscelino Kubitscheck, Bento Munhoz da Rocha, Gastão Vidigal, Guaiapó, Tamandaré, Carlos Borges e Carmen Miranda, além das ruas Fernão Dias, Saldanha Marinho, Rio Guandu, Piratininga, Arara, Bem-Te-Vi, Urutau, marginal da Avenida Colombo e parte da Estrada Betty. Também foram realizados reparos em áreas próximas ao Estádio Willie Davids e em vias do Conjunto Residencial Ney Braga.

De acordo com balanço da Gerência de Pavimentação e Galerias, nas operações para restauração do asfalto foram consumidas 785 toneladas de CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Em atendimento à zona rural as equipes da Gerência de Viação realizaram cascalhamento para recuperação das estradas Miosótis, Santa Bárbara e São Domingos, além do Condomínio Favoreto e do Jardim Rebouças. Também foi feita a recuperação do campo de futebol do Jardim Olímpico, construída uma parede de concreto no lago do Parque do Ingá e executados serviços de terraplenagem na Asumar – Associação de Surdos de Maringá.

Roçadas e manutenção

Também com a finalidade de conter o avançado crescimento de matagais, equipes da Gerência de Limpeza Pública e Arborização desenvolveram serviços de roçada manual e com trator em 654 mil metros quadrados de áreas de 30 bairros da cidade. O mesmo trabalho foi executado por funcionários de empreiteiras contratadas em outros 400 mil metros quadrados de terrenos, totalizando uma área roçada superior a um milhão de metros quadrados, correspondente a aproximadamente 150 campos de futebol.

Nos primeiros 15 dias deste mês as equipes responsáveis pela arborização da cidade realizaram o recolhimento de 363 galhos pendurados e de 127 tocos e lenha, removeram 103 árvores condenadas e 15 já caídas, podaram galhos de outras 103 árvores e fizeram 55 podas de desbarra. O trabalho de transporte de todo o material recolhido exigiu 160 viagens de caminhão.

Nesta primeira quinzena de 2008 os setores de obras, marcenaria, hidráulica e serralheria da Gerência de Construção Civil e Manutenção executaram serviços de colocação de grades no Brinco da Vila e promoveram diversas melhorias no Estádio Willie Davids, Hospital Municipal, Cemitério, terminais rodoviários, academias da terceira idade (ATIs), centros esportivos, postos de saúde e bibliotecas públicas dos bairros.

Em toda a cidade também é executada limpeza de bueiros e galerias pluviais.

Já a equipe responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública atendeu a 545 ordens de serviço de reparos na rede elétrica e substituiu 537 lâmpadas queimadas em diferentes pontos do município.

A Secretaria dos Serviços Públicos presta atendimento à comunidade por meio de ligações agendadas junto à Central 156.

SERVIÇO:

Mais informações: 3261-5511 / 3261-5519 (Secretaria dos Serviços Públicos)

PMM