EDUCAÇÃO

História da Arte é tema de atividades nas bibliotecas

Para ocupar o tempo livre de crianças e adolescentes nas férias, a Secretaria da Cultura preparou atividades culturais e artísticas nas cinco bibliotecas municipais. Com o tema Arte na Biblioteca, as oficinas de artes visuais, horas de história, clubes de leitura, oficinas de dança e apresentações musicais abordarão a história da arte moderna e contemporânea. As atividades começam no dia 14 e terminam no dia 1º de fevereiro.

De acordo com a gerente de Promoção de Leitura, Fernanda Mecking, o invés de um conjunto de atividades unidas apenas pelo Projeto, as atividades estarão interligadas por um tema em comum. “Com isso, evita-se a situação da atividade pela atividade, proporcionando maior significação e ampliação de horizontes; além de conhecimentos gerais no âmbito cultural.”

Fernanda também explica que esta é a primeira vez que as atividades de férias serão ministradas por profissionais. “Nos outros anos, os funcionários das bibliotecas apenas monitoravam as atividades. A novidade este ano é que teremos a presença de artistas plásticos, professor de dança e músicos”, afirma a gerente.

Ao todo serão nove oficinas de artes visuais, contextualizando artistas dos principais movimentos a partir do século XIX, como: Cézanne (Impressionismo), Seurat (Pontilhismo), Van Gogh (Expressionismo), Picasso (Cubismo), Kandinsky (Abstracionismo), Calder (Futurismo), Dalí (Surrealismo) e os contemporâneos Krajcberg e Rubem Valentim.

As oficinas de dança serão ministradas pelo professor e coreógrafo Marcelo Street que é diretor do grupo “Almas de Rua”. As crianças e adolescentes também vão assistir apresentações musicais e participar de clubes de leitura e horas de história em todas as bibliotecas.

Serviço

Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto (Centro) – avenida XV de Novembro, nº 514 – Fone: 3901-1111 ou 3901-1794

Biblioteca Municipal Pioneiro Nilo Gravena (Jardim Alvorada) – avenida Sophia Rasgulaeff, nº 693 – Fone: 3901-1747

Biblioteca Municipal Professora Tomires Moreira de Carvalho (Mandacaru) – avenida Mandacaru, nº 317 – Fone: 3901-1763

Biblioteca Municipal Professora Maria Aparecida Cunha Soares (Parque das Palmeiras) – avenida Kakogawa, nº 1.310 – Fone: 3901-1792

Biblioteca Municipal Pioneiro Manoel Pereira Camacho Filho (Vila Operária) – avenida Paissandu, nº 717 – Fone: 3901-1877 ou 3901-1768

PMM