SERVIÇO

Viaduto da Tuiuti será liberado nesta sexta (21)

As duas pistas do viaduto em construção sobre a linha férrea na Avenida Tuiuti estão sendo finalizadas para serem liberadas para o tráfego de veículos. O prefeito entrega a obra, às 9 horas, desta sexta-feira (21).

De acordo com técnicos da Urbamar S/A, que fiscalizam a obra, a liberação ocorre com a conclusão da pista do setor leste do viaduto que desde o dia 6 de novembro teve o tráfego de veículos desviado em mão única para a pista paralela, no trajeto de 150 metros entre as proximidades da Avenida Mauá e a Rua Mitsuzo Taguchi.

Nesta semana, equipes concluíram o asfaltamento e a sinalização da pista que, a exemplo da pista oeste, ganhou mureta de proteção e calçada lateral para a travessia de pedestres.

O viaduto da Avenida Tuiuti começou a ser construído no dia 10 de setembro deste ano, primeiramente com a preparação da pista oeste que, durante a obra, também teve o tráfego desviado em mão única para a pista paralela.

O compartilhamento de uma só pista da Avenida Tuiuti foi a melhor opção encontrada pelos técnicos para minimizar transtornos aos motoristas e para permitir que o tráfego de trens permanecesse normal enquanto a obra do viaduto era executada.

A estrutura do viaduto é sustentada por 48 pilares, ou seja, são 24 pilares em cada uma das pistas. Cada um dos pilares tem nove metros de altura, em relação ao nível de rebaixamento da ferrovia, e ficará fixado a uma profundidade de oito metros.

Para a próxima etapa da obra já está sendo feita a escavação da área sob a laje asfaltada do viaduto, além da concordância da base da linha férrea até as proximidades do Viaduto Centenário, nas proximidades da cabeceira da pista do antigo aeroporto, totalizando o rebaixamento dos trilhos a uma altura média de nove metros em uma extensão de três quilômetros.

Na seqüência será feito o assentamento definitivo dos trilhos e a retirada do desvio ferroviário provisório, atualmente com passagem em nível na Avenida Tuiuti.
Ligação Norte-Sul

A obra do viaduto na Avenida Tuiuti compõe o projeto que prevê a construção de quatro viadutos no trajeto de 1.860 metros de extensão entre as avenidas Tuiuti e Pedro Taques. Os outros três viadutos serão construídos também sobre a ferrovia nos cruzamentos com as avenidas Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças.

A medida possibilitará a ligação entre as avenidas Colombo e Mauá, localizadas respectivamente nos setores norte e sul da cidade, hoje separados pelo barranco da linha férrea.

Enquanto executam a escavação da área sob a laje do primeiro dos quatro viadutos e o rebaixamento do leito da ferrovia, máquinas e operários trabalham também na construção do muro de contenção lateral norte e no assentamento dos trilhos de um novo desvio provisório na lateral norte do talude, no sentido Pedro Taques-Tuiuti.

Depois de concluído o muro lateral norte e o assentamento dos trilhos do desvio serão iniciados os mesmos procedimentos técnicos para o rebaixamento no lado sul da ferrovia.

As laterais superiores dos dois muros darão sustentação às pistas norte e sul do prolongamento da Avenida Horácio Raccanello Filho, que passará a integrar a futura Supervia Leste-Oeste.

Conforme o cronograma, o rebaixamento dos trilhos no trecho de três quilômetros estará pronto no final de 2008, incluindo as obras dos outros três viadutos rodoviários.

Serviço_____________________________________________________________

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3261-5511 (Serviços Públicos)

PMM