GERAL

Comitê de combate à dengue discute estratégia para período de férias

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue se reuniu nesta segunda-feira (17), às 18h30, no auditório da Secretaria da Saúde, na avenida Prudente de Moraes 885, para discutir estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti no período de férias. Esta é a última reunião do ano e, de acordo com o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, também é a ocasião para realizar um balanço das atividades desenvolvidas durante o ano.

Nas datas comemorativas de final de ano e período de férias, quando uma boa parte da população viaja, os cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue devem ser redobrados. Nardi destaca que “o mosquito da dengue não tira férias, por isso é necessário que sejam propostas ações conjuntas do Comitê para garantir que Maringá fique livre de novos casos da doença. Precisamos manter a luz acesa contra a dengue”.

Se em épocas quando os moradores permanecem nas residências a atenção deve ser permanente para evitar a incidência de focos, em períodos de ausência devem ser tomadas algumas medidas preventivas adicionais às de rotina.

Ao viajar é preciso preparar a casa e o quintal para que o mosquito não encontrar um ambiente adequado para a proliferação. Isto é possível ao eliminar tudo aquilo que possa se transformar em deposito de água e servir de criadouro ao mosquito. Calhas devem ser desentupidas, tanques de lavar roupas cobertos e recipientes para alimentar animais devem ser guardados em local coberto ou serem virados para baixo, para evitar o acúmulo de água.

Outra medida adequada é deixar uma pessoa encarregada de olhar o quintal uma ou duas vezes por semana enquanto estiver fora, pois o vento ou qualquer pessoa podem jogar algum objeto que acumule água. O mosquito se desenvolve em sete dias e, em uma casa fechada por um mês, pode se completar o ciclo de quatro gerações do mosquito.

Também é importante manter bem tampados caixas e reservatórios de água, manter a tampa do vaso sanitário abaixada, tampar a caixa de descarga, utilizar tampas abre-fecha nos ralos internos ou cobri-los com tapetes ou objetos.

COMITÊ

O Comitê é composto por 17 instituições da sociedade organizada, que se reúnem mensalmente para elaborar ações e apresentar propostas que possam reduzir o índice de infestação pelo mosquito no município. Estão sendo adotadas ações de êxito, como empresas que estão mobilizando os próprios funcionários para receber treinamento da Vigilância Ambiental, visitar as residências dos colegas de trabalho e dar orientações sobre a necessidade da verificação diária da incidência de focos em suas residências e terrenos vazios próximos.

Além do trabalho do Comitê, a Vigilância Ambiental não tem dado trégua e continua fiscalizando e notificando pessoas que não contribuem para a erradicação da doença no município.

Para prevenir a incidência do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, basta tomar algumas medidas básicas:

• Pneus que não estiverem sendo usados precisam permanecer secos e em local coberto, abrigado de chuva. Muros com cacos de vidro que possam acumular água devem ficar cheios de areia.

• Pequenos objetos, como tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis, por menor que sejam e que possam acumular água, assim como latas, garrafas, potes e outros recipientes sem uso, devem ser jogados no lixo e não em quintais e terrenos baldios.

• Latões, poços, cisternas, caixas d’água e outros depósitos de água para ser consumida têm que ficar fechados. Os que não têm tampa própria devem ser vedados com tela fina.

• Plantas que precisam ser cultivadas em jarros com água devem ser evitadas. As plantadas em vasos com terra precisam ter areia nos pratos dos vasos de plantas. Bromélias e outras plantas que acumulam água devem ser verificadas diariamente, pois podem tornar-se criadouros de mosquitos.

• Piscinas têm que ser tratadas com cloro e ser limpas pelo menos uma vez por semana. Em caso de não serem usadas, devem permanecer cobertas ou vazias.

• Reservatórios de água externos de geladeira, bandejas de ar condicionado e suportes de garrafão de água mineral devem ser lavados com bucha. Assim também deve ser o procedimento com vasilhames para água de animais domésticos, pelo menos duas vezes por semana.

• As lajes devem ser mantidas limpas e secas, assim como as calhas, que devem ser desentupidas para facilitar o escoamento da água.

• Lagos, cascatas e espelho d’água decorativos também precisam ser mantidos limpos. A água deve ser tratada com cloro.

• Ralos de cozinha, banheiro, sauna e ducha, devem permanecer desentupidos. Se não forem usados devem ser mantidos fechados, assim como a tampa dos vasos sanitários sempre fechadas. Em banheiros pouco usados a descarga deve ser dada uma vez por semana.

• Em cemitérios colocar terra ou areia nas floreiras e jardineiras.

Serviço:

Informações com o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, pelo telefone 3218-3150.

PMM