IRREGULARIDADES

Prefeitura afasta servidores investigados por irregularidades em licitações

A comissão Permanente de Sindicância Interna da Prefeitura enviou à Procuradoria Juridíca do Município processo administrativo disciplinar que apurou indícios de irregularidades constatados em licitação para compra de papel sulfite para a Secretaria da Educação.

De acordo com a comissão que analisou o processo licitatório referente ao registro de preço nº 002/2006 – concorrência nº 034/2005 – processo nº 41499/2005, houve erro na entrega do material comprado que foi substituído irregularmente por um produto similar de preço mais barato do que o material licitado. A licitação foi para compra de 30 mil resmas de papel sulfite ofício 9, e a Secretaria recebeu papel sulfite tamanho A4.

Para dar continuidade às investigações de forma transparente, a administração municipal afastou dois dos nove servidores, sendo que dois já foram exonerados, acusados de envolvimento na irregularidade.

Seguindo as normas do Estatuto do Servidor Municipal, artigo 206, que prevê o afastamento preventivo do cargo por 60 dias, sem prejuízo de remuneração, a fim de que o funcionário não venha influir na apuração da irregularidade, a Prefeitura afastou os servidores da Secretaria da Educaçao, Cleyton Machado de Oliveira – coordenador de provimentos, manutenção e recursos de materiais e Hariadne Cristina Bozek – auxiliar operacional do almoxarifado, por terem o maior envolvimento nas irregularidades apontadas.

De acordo com o procurador geral do município, Laércio Fondazzi, todos os supostos envolvidos serão averiguados. “Seguindo o que foi apurado pela comissão de sindicância interna vamos analisar todos os nomes envolvidos para depois entrar com uma ação de reparação de danos causado ao patrimônio público. No momento afastamos dois servidores, que possivelmente, têm mais envolvimento nesse caso. Mas vamos punir todos os responsáveis por essa irregularidade e outras que venham ser constatadas”.

Transparência

Todos os processos licitatórios da Prefeituira de Maringá são acompanhados pela Secretaria de Controle Interno, criada pelo prefeito Silvio Barros, e que a pedido do prefeito conta representantes do Observatório Social, entidade organizada ligada a Sociedade Eticamente Responsável – SER.

Atuando de forma preventiva, o trabalho conjunto do controle interno, cada vez mais aberto à comunidade, já trouxe aumento da eficiência, resultando em economia do dinheiro público e beneficiando diretamente todos os maringaenses.

PMM