PARQUE DO JAPÃO

Paisagistas de Kakogawa dinamizam trabalhos no Parque do Japão

A execução do projeto de jardinagem do complexo turístico e esportivo do Parque do Japão vem ganhando nova dinâmica com a chegada em Maringá de dois profissionais japoneses especializados em paisagismo.

Voluntários da Prefeitura de Kakogawa – cidade co-irmã de Maringá – os paisagistas Jitsuyuki Ishihara e Yoshiaki Tamada contribuem com os trabalhos executados por outro paisagista japonês, Hiroshi Kawashimo, que, desde julho do ano passado reside em Maringá e atua como consultor do projeto, na condição de voluntário da Agência de Cooperação Internacional Japonesa – JICA.

Atualmente a missão principal da equipe é distribuir, de acordo com a simbologia e tradição japonesas, as 450 toneladas de pedras brutas e de grandes dimensões que vão decorar o parque. Elas deverão compor principalmente os aspectos decorativos de dois lagos – que estão em fase de terraplenagem e preparação – e algumas cascatas, formando uma paisagem genuinamente japonesa. “A idéia da comissão especial é fazer com que os visitantes disponham de um jardim oriental com amplas áreas verdes, cascatas, um restaurante típico e os dois lagos, onde a natureza possa ser contemplada em sua plenitude em cada estação do ano”, afirma a gerente geral do projeto, Mary Cristina Fugou.

As pedras decorativas foram doadas pela Prefeitura de Mauá da Serra à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “Parque do Japão – Memorial Imin 100”, que coordena e executa os trabalhos de implantação do Parque do Japão em parceria com a Prefeitura de Maringá.

Centro Cultural e Esportivo

Entre outros trabalhos atualmente em desenvolvimento na área de 100 mil m² do Parque do Japão estão a terraplenagem e preparação de dois espaços especiais a serem destinados à arte e cultura japonesas.

Em um desses espaços serão construídos um teatro para 500 lugares e uma sala de eventos culturais regionais, para apresentações de dança, música, aulas de artesanato, ensino da língua japonesa e das tradicionais artes do Ikebana e origami.

Assim como ocorre no espaço do teatro, também é feita a terraplenagem e preparação da área onde será iniciada a construção de um amplo ginásio de esportes em estilo arquitetônico contemporâneo japonês para atuar na formação de atletas de artes marciais, em especial o judô e taekwondo. O ginásio fará parte do complexo esportivo da Vila Olímpica – em construção na Zona 7 – e integrará o centro de excelência também em natação, ciclismo e outros esportes de alto rendimento para a região Sul do Brasil.

O empreendimento é desenvolvido pela Prefeitura de Maringá em parceria com a Oscip Parque do Japão - Memorial Imin 100, Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e Prefeitura do Município de Kakogawa (Japão), com apoio da iniciativa privada, entidades e instituições voluntárias.

A obra tem inauguração prevista para o dia 22 de junho de 2008 com a provável vinda da família imperial japonesa, já convidada para participar das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

Serviço___________________________________________________________

Mais informações: 3221-1425 / 3221-1471 (Seduh) / 9118-3378 (Mary)

PMM