CIDADE

Maringaenses prestigiam chegada do Papai Noel e queima de fogos

Centenas de pessoas estiveram na praça da Catedral na noite desta sexta-feira (30) para prestigiar o início do “Natal Ingá – 2007”, que começou em grande estilo, com a chegada do Papai Noel, queima de fogos e iluminação da igreja.

Os olhares das crianças estavam atentos para ver de perto o “bom velhinho”, que chegou a bordo de um carro antigo esbanjando simpatia. O prefeito Silvio Barros e a primeira dama Bernadete Matos Barros recepcionaram Papai Noel e entregaram, simbolicamente, a chave da cidade em suas mãos, para que se encarregue das atrações natalinas até o dia 6 de janeiro.

O prefeito aproveitou o momento para desejar a todos um feliz Natal. “Hoje damos início a uma bonita festa, que já virou tradição na cidade. Como sempre digo o “Natal Ingá” não é da prefeitura nem dos parceiros, mas sim de toda a comunidade maringaense, que merece um Natal repleto de amor, solidariedade e fraternidade. Espero que espírito natalino esteja dentro de nossos corações e que este Natal seja iluminado”, desejou Silvio.

A queima de fogos e a iluminação da Catedral finalizaram o início das comemorações que contou ainda com a presença do mascote do Natal, da apresentação do coral Cocamor e de autoridades, entre elas o vice prefeito Roberto Pupin e o deputado federal Odílio Balbinotti.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni, elogiou o comportamento do público. “Como em todos os anos a população está de parabéns pelo excelente comportamento. Essa festa é para todos os maringaenses e pessoas da região, que poderão apreciar muitas outras atrações até janeiro”.

Famílias

A praça da Catedral foi tomada por famílias inteiras que foram esperar o “bom velhinho”. “Venho todos os anos ver a chegada do Papai Noel. Hoje trouxe meu filho e minha mãe. Acho a programação de Natal ótima, principalmente para as crianças”, comentou o empresário Leandro Facina.

A dona de casa Sheila Aparecida Salvati também levou o filho para ver Papai Noel. “Meu filho está ansioso toda a semana esperando este momento. Acho essa noite especial para as famílias maringaenses, já que os pais apreciam a queima de fogos enquanto as crianças admiram o Papai Noel”.

Renata Delatoni, que acaba de mudar para Maringá, estava impressionada com o público. “É a primeira vez que venho ver a chegada do Papai Noel e estou satisfeita. Meu filho e meu esposo também estão gostando muito da programação. A igreja ficou linda e os fogos maravilhosos”.

Vila Papai Noel

Logo após a queima de fogos, o Papai Noel, acompanhado de centenas de pessoas que prestigiaram a abertura do “Natal Ingá”, seguiu em um carro antigo até a “Vila do Papai Noel”, que fica na praça Napoleão Moreira da Silva. Além de abrigar a casa do “bom velhinho”, o local oferece espaço para gastronomia, artesanato, shows e brinquedos.

Todos os espaços que compõem a vila foram cuidadosamente criados pela equipe do Provopar de Maringá, coordenado pela presidente, Luiza Pupin.

A “Casa do Papai Noel”, no centro da vila, recebeu os primeiros visitantes na noite desta sexta-feira (30). É lá que o papai e a mamãe Noel ficarão durante o período de comemorações da festa natalina.

A “Vila do Papai Noel” também conta com o “Palco Encantando”, espaço reservado para a realização de apresentações culturais e artísticas.

Outra atração da vila é o “trenzinho do Papai Noel”, que passeia pelas ruas da cidade levando as famílias para verem as decorações de Natal.

O local funciona todos os dias, de segunda a sexta entre 14 e 22 horas e aos sábados e domingos das 9 às 22h30, com intervalo para o almoço.

Para visitar a “Casa do Papai Noel” é cobrada uma taxa de R$ 2,50 e para andar no trenzinho custa R$ 1,00. A renda arrecadada será repassada a entidades assitenciais de Maringá assistidas pelo Provopar.

PMM