CIDADE

Trecho da Tuiuti será interditado no domingo

As duas pistas da Avenida Tuiuti serão interditadas para o tráfego de veículos e pedestres no próximo domingo, dia 25, no trecho entre as avenidas Mitsuzo Taguchi e Mauá.

De acordo com técnicos e engenheiros da Urbanização de Maringá S.A. (Urbamar), fiscalizadora das obras, a interdição ocorrerá das 7h às 19 horas, em função de uma operação especial para posicionamento de oito vigas pré-moldadas na pista leste do viaduto.

Cada uma das vigas tem peso aproximado de 20 toneladas.

“O procedimento na obra exigirá a operação de guindastes, carretas extensas e outros equipamentos pesados que obrigam o fechamento temporário das duas pistas da avenida”, explica o diretor técnico da Urbamar, engenheiro Edson Cantadori.

Depois da instalação das oito vigas longarinas de 18 metros de extensão no sentido horizontal da pista será feita a concretagem da laje e implantadas as muretas da calçada lateral. “A opção pela utilização de vigas pré-moldadas nesta etapa da obra foi para ganhar tempo e fazer com que o viaduto seja concluído dentro do prazo previsto, ou seja, até o final deste ano”, diz o diretor.

Como alternativa para o fluxo provisório do trânsito, Cantadori orienta os motoristas que trafegarem no sentido bairros-centro a utilizarem a Avenida Guaiapó em direção à Avenida Centenário para chegar ao centro da cidade. Outra opção é seguir pela Avenida Colombo até suas transversais que dão acesso ao centro, como as avenidas Bento Munhoz da Rocha, Pedro Taques e São Paulo, por exemplo.

As alternativas para desviar do trecho bloqueado são as mesmas para quem trafegar no sentido centro-bairros.

Pista oeste

No domingo à noite o tráfego de veículos voltará a ser como tem sido nos últimos dias na Avenida Tuiuti, ou seja, os carros que trafegam no sentido centro-bairros (Mauá-Colombo) são desviados para a pista oeste, que tem fluxo compartilhado (vai-e-vem) em um trajeto de 150 metros. O desvio começa pouco adiante da Avenida Mauá (em frente à nova rodoviária) e termina nas proximidades da Rua Mitsuzo Taguchi.

Os veículos que trafegam no sentido bairros-centro (Colombo-Mauá) não precisam desviar a rota, pois a pista oeste do viaduto já está concluída.

O viaduto da Avenida Tuiuti será sustentado por 48 pilares, ou seja, serão 24 pilares em cada uma das pistas. Cada um dos pilares terá nove metros de altura, em relação ao nível de rebaixamento da ferrovia, e ficará fixado a uma profundidade de oito metros.

Para oferecer segurança e sustentação à obra, na primeira etapa a pista oeste exigiu perfurações de 17 metros de profundidade para instalação de 24 “tubulões” de 80 cm de diâmetro cada um e reforçados com 75 toneladas de ferragens.

Esta segunda etapa, em andamento, será concluída em dezembro com o término da construção da pista leste.

Para a terceira e última etapa da obra estão previstas a escavação da área sob a laje asfaltada do viaduto, o rebaixamento para concordância da base da linha férrea até as proximidades do Viaduto Centenário, o assentamento definitivo dos trilhos e a retirada do desvio ferroviário provisório, atualmente com passagem em nível na Avenida Tuiuti.

Serviço__________________________________________________

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh)

PMM