ECONOMIA

Mercado de aves de festa começa a aquecer e vendas devem superar 2006

Faltando pouco mais de um mês para as festas de final de ano, o mercado de frangos de festa começa a aquecer, principalmente com o Natal, em que o consumo de peru e outras aves especiais é bastante tradicional. Apesar da concorrência com outras carnes que disputam um espaço na ceia de Natal, a expectativa do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado Paraná (Sindiavipar) é de incremento de 10% nas vendas de aves no Paraná.

De acordo o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, o Paraná é o estado mais representativo no abate de aves destinadas às festas e este nicho de mercado representa uma oportunidade para aumentar os lucros das empresas. “Buscar esses nichos com a comercialização das aves natalinas é uma forma de disponibilizar para o consumidor o que ele procura nas prateleiras dos supermercados e, com isso, aumentar o faturamento”, explica. O mercado de frangos especiais do estado, que neste período comercializa produtos maiores se comparado aos vendidos em outros meses – com uma média de 4 kg, distribuirá o produto para redes de supermercados de todo o país, especialmente Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Para Domingos Martins, a concorrência de outras carnes não intimida, pois o mercado é forte e tradicional, além de receber impulso nas vendas em função do recebimento do 13º salário. “Com a injeção de mais dinheiro no mercado em dezembro decorrente do recebimento do 13º salário, as vendas deverão ser boas e superar as de 2006”, afirma. “Nosso desejo é que todas as pessoas tenham em suas mesas, durante os eventos de final de ano, algum tipo de ave, as especiais ou as comuns”.

Paraná é destaque na exportação de peru

Além de estimular o consumo interno de aves, a chegada do Natal também traz resultados diretos nas exportações paranaenses de perus. O momento é altamente positivo para esse segmento, que comemora um crescimento recorde nas vendas com o mercado internacional. O Paraná é hoje o maior exportador brasileiro de peru, respondendo por 30,85% das vendas brasileiras. De acordo com levantamento do Sindiavipar, no acumulado do ano o estado já exportou 37.404.066 quilos de peru, desempenho 539,41% superior ao acumulado janeiro-outubro do ano passado, quando haviam sido exportados 5.849.730 quilos de peru.

CNC