EDUCAÇÃO

Prefeitura inicia matrícula de alunos de 6 e 7 anos para 2008

A Prefeitura de Maringá deu início nesta segunda-feira (12) à realização das matrículas de crianças que completam 6 e 7 anos em 2008 e serão assistidas pela Rede Municipal de Ensino. Para se inscrever basta apresentar certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação e a última fatura da conta de luz da família em qualquer estabelecimento de ensino da Secretaria da Educação. A matrícula será feita em três etapas. Do dia 12 ao dia 23 de novembro serão matriculadas as crianças que se cadastraram em agosto de 2007, de acordo com chamado da Secretaria da Educação. Do dia 26 de novembro a 7 de dezembro serão efetuadas as matrículas das crianças não cadastradas que completam 7 anos até 31/12/2008 e 6 anos até 1º/03/2008. De 10 a 21 de dezembro serão matriculadas as crianças não cadastradas que completam 6 anos até 31/12/2008.

A matrícula pode ser feita das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá, nos Colégios Estaduais João de Faria Piolli, Rodrigues Alves e Thomaz Edison e nas Escolas Estaduais Ipiranga e José Darcy de Carvalho.

A Secretaria da Educação convocou todos os pais de crianças que completam 6 e 7 anos em 2008 para se cadastrarem na Rede Municipal de Ensino. O cadastramento foi realizado de 20 a 31 de agosto. De acordo com levantamento da Secretaria, cerca de 4 mil alunos foram inscritos para a pré-matrícula.

O coordenador de estrutura e funcionamento da educação básica da Secretaria da Educação, Rogério Girotto, explica que quase todos os alunos que já são atendidos pela Rede Municipal através dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs foram cadastrados.

“A procura foi maior por parte dos pais das crianças que já são atendidas pelo município. Nossa intenção é atingir, com a matrícula, as crianças que ainda não estudam, mas devem se matricular em 2008 e as que são atendidas por escolas particulares e querem migrar para a Rede Pública de Ensino”, afirma.

De acordo com o secretário Municipal da Educação, Manoel Gomes, além de garantir a vaga desses alunos, os cadastros das matrículas também serão utilizados para dar início à implementação do georeferenciamento na Rede Municipal de Ensino. “Os pais devem se ater às matrículas para que os filhos tenham vagas garantida para 2008 nas escolas que ficam mais próximas à residência de cada um. Com a implantação do georeferenciamento, o critério utilizado para determinar em qual escola cada aluno deve estudar será a proximidade entre a residência e a escola”, ressalta.

Georeferenciamento

O georeferenciamento é um sistema de informática implantado pela Secretaria de Estado da Educação, feito com base no código do consumidor da Copel, que é utilizado como referência para identificar onde mora cada aluno. O Estado já cadastrou escolas da Rede Pública do Paraná e está disponibilizando o sistema para municípios como Maringá.

Representantes do município e do Estado vêm se reunindo desde 2006 para planejar a implementação do sistema na cidade. “Equipes da Secretaria do Estado já estiveram aqui e equipes de Maringá já estiveram em Curitiba para trocar informações”, reitera o secretário.

Segundo a diretora de administração escolar da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia de Albuquerque Schulhan, o georeferenciamento já foi implementado nas escolas municipais de Campo Largo e está sendo implementado também em Guarapuava, Jacarezinho e Maringá.

O sistema é utilizado para determinar em qual escola cada aluno deve estudar, levando em consideração a proximidade entre a residência e a escola. “É uma maneira imparcial e impessoal de realizar as matrículas. O georeferenciamento proporciona ao cidadão conforto e respeito, e ainda permite que a população não precise mais buscar vagas e nem entrar em filas. Utiliza como critério para matrícula apenas a proximidade em relação à escola”, conclui Schulhan.

Serviço:

Informações na Secretaria da Educação pelos telefones 3221-6936 e 3221-6900.

PMM