ESTRADAS

Paraná aprova isenção de pedágio para motocicletas

A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou em primeira discussão, nesta segunda-feira (12), o projeto de lei que isenta motocicletas e similares do pagamento do pedágio nas rodovias estaduais. A medida tem como objetivo contemplar uma parcela de veículos que, por suas características, não causa danos à pavimentação das estradas e rodovias.

O projeto de lei foi apresentado pelos deputados Mauro Moraes (PMDB), Doutor Batista (PMN), Ademar Traiano (PSDB), Cleiton Kielse (PMDB) e Edgar Bueno (PDT). Entre as justificativas para a isenção, os autores apresentam a demora do atendimento e as conseqüentes reclamações dos outros usuários, enquanto esperam nas filas de cobrança.

O deputado Mauro Moraes, um dos autores do projeto de lei, afirma que o tempo despendido pelos motociclistas é consideravelmente maior para pagar o pedágio. "Além disso, a relação custo/benefício não justifica a cobrança de pedágio das motos e das bicicletas motorizadas", ressalta.

Segundo Mauro Moraes, as motos são veículos que menos congestionam o trânsito. "Por isso, parece justo que mereçam uma atenção especial pelo que representam em termos de diminuição do volume do tráfego e até mesmo do estresse ocasionado pelos engarrafamentos", argumenta.

"Hoje no Paraná, a motocicleta paga a metade do preço de um veículo. Estamos mostrando aos concessionários que o impacto financeiro é ínfimo. A proposta vem na esteira das mudanças que estamos propondo ao pedágio no Paraná. Não pode um motociclista pagar R$ 10,00 para ir e voltar ao litoral se não gasta isso de combustível", disse, por sua vez, o deputado Cleiton Kielse.

Bondenews